A boa campanha da primeira fase (sete vitórias, quatro empates e três derrotas) não se repetiu. E, com isso, veio a eliminação. Na noite de quinta-feira, na Boca do Lobo, o São Gabriel foi goleado pelo Pelotas por 3 a 0, em jogo da 9ª rodada da segunda fase da Divisão de Acesso, e deu adeus à classificação ao quadrangular final. A equipe do técnico Gelson Conte estacionou na terceira posição com oito pontos (2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas).
– Saio decepcionado. Porque se tem uma coisa que fizemos foi trabalhar. Pela campanha do ano passado (o clube chegou ao quadrangular final), deveríamos ter nos fortalecido em elenco e como entidade. Algumas contratações erradas, mas que é normal. No entanto, enfraquecemos. Mas todos têm sua parcela de culpa. O certo é que precisa muito mais para chegar à Série A – afirmou o técnico Gelson Conte, que não descarta um retorno à Terra dos Marechais em 2017.
Da mesma forma, a diretoria executiva do clube também sai de cena decepcionada com a campanha:
– O grupo foi montado para subir, mas, infelizmente, não deu. Algumas contratações vieram sob uma expectativa grande e não contribuíram com o que esperávamos. Houve fatores extracampo também, que comprometeram a campanha – comentou o gerente de futebol do São Gabriel, Luis Eduardo Hermes.
No Grupo C do pentagonal da Divisão de Acesso, avançaram à fase decisiva o Pelotas, segundo colocado, e o Brasil-Fa, líder. Já no Grupo D, a 10ª e última rodada definirá o destino de Caxias, Esportivo e União-FW, times que brigam por duas vagas ao quadrangular.