A Colômbia estreou com pé direito na Copa América Centenário ao vencer os anfitriões Estados Unidos por 2 a 0 na partida de abertura do torneio, nesta sexta-feira, no Levi´s Stadium de Santa Clara. A seleção sul-americana saiu na frente logo aos 7min de jogo, com um lindo chute de primeira do zagueiro Cristián Zapata, zagueiro do Milan. O astro James Rodríguez, do Real Madrid, ampliou com um pênalti controverso aos 41.
Com o resultado, a Colômbia começa o torneio com o pé direito e já constrói dois gols de saldo. Às 18h deste sábado, Costa Rica e Paraguai fazem o outro jogo do Grupo A, em Orlando, na Flórida. Na próxima terça, os EUA enfrentam a Costa Rica, enquanto a Colômbia pega o Paraguai no mesmo dia.
Ainda que com poucas voltas no ponteiro, o cenário da partida já apontava a Colômbia melhor em campo, puxando a marcação dos Estados Unidos e se impondo na capacidade técnica e na velocidade. E uma pintura marcou o primeiro gol da competição. Na jogada ensaiada de escanteio, Zapata se movimentou bem para receber o cruzamento de Cardona e soltou um chutaço de primeira, fazendo 1 a 0 – e com direito a dancinha na comemoração.
Em desvantagem, os americanos adiantaram suas linhas e tentaram chegar mais à frente na troca de passes. Porém, previsíveis, tinham dificuldades para criar na intermediária central e se limitavam a fazer a bola girar ou buscar atacar pelos lados. A melhor chance saiu dos pés de Dempsey, que finalizou à direita da trave. Sem correr riscos reais, a Colômbia adotou um comportamento de esperar a ofensiva adversária para retomar a bola e sair em velocidade. Por mais de uma vez, voltou a ameaçar a meta de Guzan, principalmente quando a bola passava pelo trio Cardona, James e Cuadrado.
Ainda antes do intervalo, sem fazer muito esforço, a Colômbia ampliou a vantagem com James Rodríguez, de pênalti. Yedlin cortou o cruzamento de Díaz com o braço, e o camisa 10 colombiano não desperdiçou a cobrança.
Por quase dois minutos, a Colômbia ficou trocando passes no início do segundo tempo. A resposta das arquibancadas veio com os gritos de olé, ainda antes dos 10 minutos. Inicialmente, os Estados Unidos reagiram mal, descontaram o nervosismo nas faltas e ficaram de cabeça quente. Mas a provocação também serviu para acordar os anfitriões, que quase diminuíram em duas oportunidades. A cabeçada de Dempsey só não morreu nas redes porque Pérez salvou em cima da linha. Em seguida, o atacante voltou a incomodar e viu o goleiro Ospina interceder sua cobrança de falta que estava endereçada ao ângulo esquerdo da meta.
Com dores no ombro esquerdo, James deixou o campo de jogo para a entrada de Celis. Mesmo sem um de seus pilares, a seleção sul-americana voltou a ameaçar com Bacca, que carimbou o travessão. Os últimos 15 minutos de jogo ainda reservaram bons lances para os dois lados, mas a rede não foi mais balançada, e o placar final ficou em 2 a 0.
*LANCEPRESS