O que parecia um sonho distante se tornou realidade ao final da tarde de sábado. Foi quando o Santa Maria Soldiers derrotou o Santa Cruz Chacais, por 18 a 0, na casa do adversário, e conquistou uma vaga ao Gigante Bowl, a decisão do Gauchão de Futebol Americano, em 18 de junho, no Estádio Beira-Rio. A final estadual promete ser o maior evento de futebol americano já realizado no Brasil, com diversas atrações (veja ao lado) e a transmissão ao vivo por dois canais de TV (Octo e ESPN).
Leia mais:
Fã de futebol americano que luta contra o câncer recebe visita surpresa
"Nos enche os olhos ver a aceitação do público"
Beira-Rio receberá a final do Gauchão de Futebol Americano
Liga Nacional terá quatro equipes gaúchas
Outras notícias sobre futebol americano
– Chegar ao Beira-Rio é fazer parte da história. Tenho quatro anos de esporte. Por mais que o sonho de todo mundo fosse ver o futebol americano se tornar grande um dia, nunca imaginaríamos chegar em um evento desse porte em um futuro tão próximo. Um jogo televisionado em rede nacional. É uma emoção muito grande – relata Jean Ibaldo, um dos jogadores mais experientes do Soldiers.
O adversário da final será o Juventude, de Caxias do Sul, atual campeão gaúcho, que bateu o Restinga Redskulls na tarde deste domingo em vitória por 38 a 0. Em 2015, a equipe da Serra eliminou o Soldiers do campeonato gaúcho ao vencer por 19 a 0 em partida disputada no CT do Juventude, em Caxias do Sul.
– Esperamos um jogo muito mais difícil por toda a atmosfera que envolve. É uma final de campeonato. Queremos ganhar para levantar o troféu, não por ser uma revanche. E temos condições – garante Ibaldo.
Ibaldo destaca, ainda, a boa fase vivida por outros esportes da cidade:
– Tem muita gente boa em Santa Maria. O Universitário Rugby é um grande exemplo. O Gilvan (canoagem), a Maria Portela (judô), o Bertagnolli (motovelocidade). O que vejo é um cenário de outros esportes, e não só o futebol, onde o pessoal está trazendo muito orgulho para a cidade. Estava no trabalho e vi o caminhão dos bombeiros com o Gilvan. As pessoas estão olhando para os nossos esportes com outra visão. É algo fenomenal – avalia Ibaldo.
O Santa Maria Soldiers é bicampeão gaúcho (2011 e 2013). No entanto, o campeonato é organizado pela Federação Gaúcha de Fuitebol Americano (FGFA) desde o ano passado.