Melhor colocada em sua chave na primeira fase, a Alemanha teve, neste domingo, a sua atuação mais convincente na Eurocopa. A seleção germânica derrotou a Eslováquia, tranquilamente, por 3 a 0, no Stade Pierre-Mauroy, em Lille. O confronto, que contou com gols de Jérôme Boateng, Mario Gomez e Draxler, foi válido pelas oitavas de final.
A, a Alemanha espera o vencedor do clássico entre Espanha e Itália, a ser realizado nesta segunda-feira, para saber quem será o seu adversário nas quartas de final. Partida pela próxima fase será realizada no sábado, dia 4.
Leia mais:
França vira, bate Irlanda por 2 a 1 e está nas quartas da Eurocopa 2016
Portugal faz gol na prorrogação e elimina a Croácia na Eurocopa
Polônia leva golaço suíço, mas avança às quartas da Eurocopa nos pênaltis
O jogo
O roteiro do primeiro tempo foi o esperado por todos. A Alemanha, muito superior tecnicamente ao adversário, começou o confronto dominando as ações. Antes do primeiro primeiro sexto de jogo, fez um gol - tirambaço de Boateng, de fora de área, após rebote em escanteio - e desperdiçou um pênalti, com Özil, que viu o goleiro Kozácik voar para defender.
Com a vantagem no marcador e uma Eslováquia que deixava muitos espaços, os alemães iam cozinhando até que, na reta final da primeira etapa, Draxler fez linda jogada na ponta esquerda e achou quem o tirasse o alimento do forno: Mario Gomez, autor do segundo gol da partida e o segundo dele na competição, em dois jogos como titular da equipe de Joachim Löw.
E se enganou quem apostou que o panorama do jogo iria mudar na etapa complementar. A Alemanha continuou com um amplo domínio da posse de bola, criando chances e não dando espaços para a frágil seleção eslovaca, que não conseguiu repetir o ótimo desempenho de maio contra os mesmos alemães, em vitória em amistoso preparatório.
Para que o chopp alemão na comemoração ficasse ainda mais saboroso, Draxler teve a sua ótima atuação premiada e tornou a vitória uma goleada: 3 a 0, após completar livre em cobrança de escanteio. Em suma: Alemanha, que ainda não levou gols nesta Euro, classificada com propriedade às quartas de final da Eurocopa.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 3 x 0 ESLOVÁQUIA
Local: Stade Pierre-Mauroy, em Lille (FRA)
Data e hora: 26 de junho de 2016, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Auxiliares: Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz (ambos da Polônia)
Cartões amarelo: Kimmich e Hummels (ALE) Skrtel e Kucka (SVK)
GOLS: Boateng - 7'/1ºT (0-0), Mario Gomez - 42'/1ºT (2-0) e Draxler - 17'/2ºT (3-0)
ALEMANHA: Manuel Neuer; Jérôme Boateng (Benedikt Höwedes, 25'/2ºT), Mats Hummels, Jonas Hector; Toni Kroos, Sami Khedira (Bastian Schweinsteiger, 30'/2ºT), Mesut Özil, Joshua Kimmich, Julian Draxler (Lukas Podolski, 25'/2ºT); Mario Gomez e Thomas Müller. TEC: Joachim Löw
ESLOVÁQUIA: Matus Kozacik; Peter Pekarík, Jan Durica, Martin Skrtel, Milan Skriniar, Norbert Gyömbér (Kornel Saláta, 38'/2ºT); Juraj Kucka, Patrik Hrosovsky; Marek Hamsik, Michal Duris (Stanislav Sesták, 18'/2ºT) e Vladimir Weiss (Ján Gregus, intervalo). TEC: Ján Kozák