Jamais um atual campeão caiu na estreia do ano seguinte em Roland Garros. Stan Wawrinka esteve próximo de quebrar a corrente, mas batalhou e sobreviveu ao tcheco Lukas Rosol, 59º do mundo, para garantir vaga na segunda rodada em Paris.
O suíço, quarto do mundo e terceiro favorito, precisou de 3h11min para vencer na abertura da quadra central após mais de duas horas de atraso por conta da chuva, por 3 sets a 2 – parciais de 4/6, 6/1, 3/6, 6/3 e 6/4.
Leia mais:
Após doping, Demoliner se defende: "Meu grau de culpa foi o mínimo possível"
Roger Federer anuncia que não jogará Roland Garros em 2016
VÍDEO: Guga ensina português ao sérvio Novak Djokovic
Stan, que vinha de título no último sábado em Genebra, na Suíça, batendo Rosol na semifinal, teve que batalhar contra seus erros e o jogo agressivo e eficiente do adversário.
Após dominar no segundo set, viu Rosol vencer o terceiro e vibrou a cada erro do oponente na quarta etapa onde saiu de games difíceis para quebrar, abrir 5/3 e levar pro quinto e decisivo. Na quinta etapa situação similar e quebra nomeio para fechar no terceiro match-point com voleio curto e cruzado levando as mãos aos céus de alívio e vibração.
Na segunda rodada, Stan, que venceu o Aberto da Austrália em 2014, enfrenta o japonês Taro Daniel, 93º, que bateu o eslovaco Martin Klizan por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 4/6, 7/5, 6/4 e 3/0 (abandono).