O jogo entre Peñarol e Plaza Colonia, neste domingo, foi marcado por um lance para lá de inusitado: aos 38min do segundo tempo, em uma jogada de ataque do Peñarol, o lateral-esquerdo Maxi Olivera disputou uma bola na linha de fundo com um carrinho e acabou atravessando uma das placas de publicidade no final do campo. Confira o vídeo:
Atravessar uma placa pode ser inusitado, mas não é inédito: em 2008, em um jogo pela Segundona Gaúcha, o zagueiro André Bagé, do Farroupilha, comemorou o gol do empate em 1 a 1 contra o Pelotas, no clássico Far-Pel 198, "entrando" em uma das placas de publicidade do Estádio Nicolau Fico, conforme lembrou o leitor Leandro Lopes:
O lance foi apenas um detalhe de uma grande história: em um ano marcado pelas surpresas no futebol mundial, o Uruguai também tem a sua para contar. O pequeno Plaza Colonia, de Colônia do Sacramento, conquistou o Clausura Uruguaio ao vencer o poderoso Peñarol por 2 a 1, em pleno Estádio Campeón del Siglo, a nova casa do gigante de Montevidéu, pela penúltima rodada da competição. Foi a primeira conquista da história do Colonia.
Leia mais:
Miss, estudante de medicina e ex de zagueiro: quem é a loira beijada na final da Liga dos Campeões
Nolito faz dois, e Espanha bate a Bósnia em amistoso antes da Euro
Luiz Zini Pires: conheça os brasileiros que fazem parte dos 11 melhores da Liga dos Campeões
A vitória veio com autoridade. Nicolas Milesi abriu o placar para o Plaza Colonia logo aos 2min. Miguel Murillo empatou para o Peñarol aos 27min, mas o Colonia voltou a ficar na frente com Alejandro Villoldo, de pênalti, aos 34min do segundo tempo. Foi a primeira derrota do Peñarol no seu novo estádio, inaugurado em março. E coube ao pequeno Colonia dar a primeira volta olímpica no Campeón del Siglo.
O título do Clausura classifica o Plaza Colonia à Copa Libertadores 2017, na primeira participação do clube na competição. E também leva o time à disputa do Campeonato Uruguaio – que conta com um regulamento um tanto quanto inusitado: o Plaza Colonia vai encarar o Peñarol, vencedor do Apertura, na disputa por uma vaga na final. Resta saber, contudo, quem estará na decisão, já que a vaga fica com o time de melhor campanha da temporada no Uruguai.
Como ainda resta uma rodada por jogar no Clausura, a situação da tabela anual pode mudar. Hoje, o Peñarol tem 57 pontos, contra 54 do Nacional – enquanto o Plaza Colonia tem a sexta melhor campanha da temporada. Se o Peñarol confirmar a melhor campanha, basta uma vitória contra o Colonia no mata-mata para ficar com o título uruguaio. Se o time de Colônia do Sacramento vencer, as duas equipes voltam a se enfrentar, aí em dois jogos. Caso o Nacional tenha a melhor campanha, quem avançar entre Peñarol e Plaza Colonia enfrenta o tricolor de Montevidéu na grande decisão, em duas partidas.
*ZHESPORTES