O resultado não foi dos melhores, mas o Mundial Masters, disputado de sexta-feira até ontem em Guadalajara, no México, foi o último e um bom preparatório para a judoca Maria Portela antes da Olimpíada do Rio. A judoca nascida em Júlio de Castilhos e revelada em Santa Maria caiu nas quartas de final, conseguiu vaga na repescagem, mas acabou perdendo e ficando com a sétima colocação na categoria 70kg, no sábado. Mesmo assim, foi o melhor resultado brasileiro no segundo dia de competição.
A primeira luta da judoca que defende a Sogipa, de Porto Alegre, foi contra a mexicana Andrea Poo. Com a diferença de apenas uma punição, Maria Portela conseguiu eliminar a anfitriã e garantir vaga para as quartas de final. O duelo seguinte colocou Maria Portela frente a frente com a líder do ranking mundial, a holandesa Kim Polling. As punições novamente foram decisivas, mas agora contra a representante brasileira: 3 a 1.
A brasileira teve mais uma chance de seguir adiante na competição. Na repescagem, Maria Portela enfrentou Naranjargal Tsend Ayush, da Mongólia. Com o resultado de 2 a 1 nas punições, a brasileira foi eliminada pela atleta da Mongólia e ficou com o sétimo lugar.
A competição, uma das três principais na hierarquia da Federação Internacional de Judô, valia pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Judô e deve servir para definir os cabeças de chave na Olimpíada do Rio de Janeiro.
Pela pontuação garantida e pelo número de vagas que o judô brasileiro terá nos Jogos Olímpicos por ser o país-sede (14 vagas), Maria Portela estará na Olimpíada. Mas, para confirmar a vaga olímpica, ela ainda espera o anúncio oficial da lista de atletas que farão parte das seleções masculina e feminina de judô, o que ocorrerá em uma cerimônia nesta quarta-feira.