A judoca santa-mariense Maria Portela compete neste sábado, em Guadalajara, no México, pelo World Masters, sua última competição antes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O torneio começou nessa sexta-feira e deve definir os cabeças de chave da disputa pelo ouro no Rio. As informações são da Rádio Gaúcha SM.
Maria Portela ganha medalha de bronze no Grand Prix de Havana
A competição vai até domingo e é o terceiro na hierarquia de competições da Federação Internacional de Judô (FIJ), atrás somente dos Jogos Olímpicos e dos Campeonatos Mundiais. O time brasileiro estava em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, finalizando sua preparação e embarcou para o México na quarta-feira com 14 atletas, somando as seleções feminina e masculina.
Gaúcha Maria Portela leva o bronze no Grand Slam de Tóquio e sobe no ranking mundial
A competição conta pontos para o ranking, principal critério de classificação olímpica adotado pela Confederação Brasileira de Judô para definir seus representantes. Como país sede, o Brasil tem as 14 vagas garantidas e os nomes dos donos dessas vagas serão anunciados no dia 1º de junho de 2016.
A equipe feminina conseguiu garantir representantes em todas as categorias. São oito atletas brasileiras na competição que reúne os 16 melhores ranqueados de cada categoria: Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), além de Nathália Brígida (48kg) e Mariana Silva (63kg), que foram convidadas pela FIJ para vagas abertas após desistências em suas respectivas categorias.
No masculino, o Brasil conseguiu vaga em cinco das sete categorias. A seleção dobrará no peso-ligeiro, com Eric Takabatake e Felipe Kitadai (60kg), no meio-médio, Victor Penalber (81kg) e Tiago Camilo (90kg) e também no peso-pesado, com David Moura e Rafael Silva (+100kg). O meio-leve Charles Chibana (66kg) garantiu sua classificação para o World Masters, mas será poupado da competição.