A seleção brasileira de canoagem velocidade desembarcou em Atlanta, nos Estados Unidos, na segunda-feira. Será em águas norte-americanas que o canoísta de Santa Maria Gilvan Ribeiro, 27 anos, lutará por vaga olímpica a partir desta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília), em prova eliminatória, junto ao atleta Edson Silva, de Guaíba, no K2 200 metros.
Leia mais:
Asena conquista nove títulos gaúchos no Estadual de Canoagem
Outras notícias sobre canoagem
É a última chance de Gilvan conquistar um lugar nos Jogos do Rio 2016. Somente os primeiros colocados das categorias garantem as vagas. Caso nenhum brasileiro conquiste o ouro no Pré-Olímpico de Atlanta (também chamado de Pan-Americano Classificatório), a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) poderá indicar um atleta da seleção de canoagem velocidade para representar o país.
– É impossível não dizer que a pressão está grande. Mas não deixo se tornar em apreensão. Preparei-me para isso. Tive altos e baixos ao longo desse último ano. Mas agora estou focado e consegui minimizar os problemas externos – disse Gilvan, após treino da tarde desta terça-feira no lago Lanier Olympic Park, na cidade de Gainesville, onde são realizadas as provas de canoagem.
Se Gilvan e Edson avançarem no K2 200 metros, ambos estarão na final da categoria no domingo, às 10h (horário de Brasília).