Por pouco a partida não saiu. No entanto, com tratativas que ainda vão dar muito o que falar, o Inter-SM venceu o Riograndense por 2 a 0 no clássico Rio-Nal 266, disputado na tarde desta sexta-feira, no Estádio dos Eucaliptos. Com o resultado, a equipe de Feliciano Corrêa anotou os primeiros três pontos na Divisão de Acesso - e os dois primeiros gols - e deixou a lanterna do Grupo A. Os gols do confronto foram marcados por Pato e Charles.
Liminar proíbe Rio-Nal com público
O jogo começou com pouco mais de 30 minutos de atraso em função da falta de policiamento em campo. Conforme o regulamento da Divisão de Acesso, pelo menos uma dupla de policiais da Brigada Militar deveria fazer a proteção da arbitragem. No entanto, como o clube não conseguiu todos os laudos exigidos para o estádio (leia mais na página ao lado), a Brigada Militar afirmou que não poderia se fazer presente.
Leia mais sobre a Divisão de Acesso
Contudo, após orientação do presidente da Federação Gaúcha (FGF), Francisco Novelletto, em conjunto com os clubes, delegado de partida e, por último, com o aval da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a bola rolou sem o policiamento, sob a condição de que fosse contratada uma equipe de seis seguranças particulares - os seguranças chegaram aos 40 minutos do primeiro tempo, mas a Brigada Militar não compareceu.
Com o alvará dos bombeiros em mãos, mas proibido de abrir os portões ao público por determinação judicial, as arquibancadas ficaram parcialmente vazias. Muitos torcedores chegaram a ir ao estádio, mas foram impedidos de entrar.
No entanto, havia pelo menos umas 50 pessoas espalhadas entre as arquibancadas e o pavilhão. O clube alega que ficou combinado com a FGF e os bombeiros que os dirigentes e a imprensa, devidamente credenciada, poderiam acompanhar o clássico.
Domínio do Inter-SM
Dentro de campo, o Inter-SM dominou as ações do rival e foi superior em boa parte do duelo. Logo aos dois minutos, o atacante Jorginho fez bela jogada individual, entrou na grande área e bateu cruzado. A bola passou perto da trave de Goico.
O Riograndense respondeu aos 15 minutos. Após passe de Giliardi, o atacante Alex entrou nas costas da defesa, mas chutou para fora. Minutos depois, os jogadores Bahia, do Riograndense, e Renan, do Inter-SM, foram expulsos por um desentendimento.
O primeiro grito de gol do Inter-SM no campeonato saiu aos 34 minutos do primeiro tempo. O meia Pato aproveitou falha da zaga esmeraldina, após cruzamento da ponta direita, e venceu o goleiro Goico: 1 a 0 para o Inter-SM.
Aos 41, Dionatan cabeceou e quase ampliou o placar. Na metade final de partida, o Inter-SM chegou ao seu segundo gol com o volante Charles, que acertou um belo chute de fora da área, depois de passe preciso do capitão Rafinha: 2 a 0 e muita comemoração da comissão técnica alvirrubra.
O Inter-SM volta a campo neste domingo, às 16h, contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul. Já o Riograndense pega o Brasil-Fa nas Castanheiras, também no domingo às 16h.