Depois de 19 anos de proibição, a Assembleia Legislativa de Nova York aprovou, por 113 votos a 25, nesta terça-feira, a legalização do MMA no estado – o único dos 50 estados americanos que ainda proibia a modalidade.
Ainda restam dois passos para que lutas de MMA possam ser realizadas no estado. Primeiro, o governador Andrew Cuomo precisa sancionar a lei – algo considerado provável. Em seguida, a Comissão Atlética local tem 120 dias para regulamentar o esporte na região.
Leia mais:
O UFC, maior organização de MMA do mundo, já planeja a realização de dois eventos em Nova York ainda em 2016. Um deles deve ser no Madison Square Garden, casa de New York Knicks na NBA e New York Rangers na NHL, um dos palcos mais tradicionais dos Estados Unidos. O outro tende a ser menor, em formato Fight Night, em uma cidade como Buffalo ou Rochester.
– Vamos levar a luta de maior relevância na época. Vamos colocar o máximo de nova-iorquinos no card. Não sei ainda qual o recorde de bilheteria, mas vamos atrás dele. Será um momento épico. Nosso foco é o UFC 200, mas quando isso passar vamos ficar muito focados no primeiro card do Madison Square Garden – disse Lorenzo Fertitta, CEO do UFC, em teleconferência.
Um dos principais nomes nova-iorquinos do UFC é Chris Weidman. O ex-campeão dos médios nasceu na cidade de Baldwin. Ele tentará recuperar o cinturão na revanche contra Luke Rockhold no UFC 199 e, se vencer, surge como alternativa.
Segundo maior evento do mundo, o Bellator também está empolgado com a chance de marcar cards em Nova York. Segundo Scott Coker, presidente da companhia, já há negociações com o Barclays Center, casa do Brooklyn Nets na NBA e do New York Islanders na NHL.
– A votação da Assembleia de Nova York é um divisor de águas nesse incrível esporte. Como alguém que tem promovido os esportes de combate por mais de 30 anos, esse é um momento muito empolgante para as artes marciais. Nós, do Bellator estamos animados para sediar um evento em Nova York – completou.
Em toda a sua história, o UFC realizou apenas um evento no estado de Nova York – o UFC 7, em setembro de 1995, foi realizado no Buffalo Memorial Auditorium, em Buffalo. A cidade de Nova York nunca recebeu um card.