A tocha olímpica passará por Santa Maria em 5 de julho, exatamente um mês antes do início dos Jogos Olímpicos. Porém, as tratativas para o evento já começaram bem antes. Nesta quinta-feira, em reunião com o prefeito Cezar Schirmer, no prédio da SUCV, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, anunciou a criação de um comitê estadual entre secretarias.
Leia mais sobre a tocha olímpica
- O comitê será formado por oito secretarias do Estado. Todas (secretarias) terão incumbências durante a passagem da tocha. O próximo passo, a partir de agora, é reunir todos os municípios que receberão a tocha e começar a trabalhar na divulgação do evento. Quem sabe fazer um outdoor para divulgação nos municípios? - comentou Costella.
Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul serão os municípios gaúchos onde o símbolo vai pernoitar. Nessas cidades, estão sendo preparadas celebrações e programações especiais _ em Santa Maria, a prefeitura trabalha para trazer um grande show, além de outras atrações. A tocha também passará por outras 22 cidades do Estado, mas de forma mais rápida e sem grandes celebrações.
Leia mais sobre o Rio 2016
Serão 12 mil condutores em um trajeto que levará de 90 a 100 dias. A jornada começa em maio de 2016 e termina no Rio de Janeiro, em 5 agosto, quando será acesa a pira olímpica. Os Jogos Olímpicos começam em 5 de agosto.
As cidades gaúchas que fazem parte do roteiro (em ordem cronológica)
1 - Erechim
2 - Passo Fundo (celebração e pernoite)
3 - Cruz Alta
4 - Ijuí
5 - Santo Ângelo
6 - Encantado
7 - Lajeado
8 - Santa Cruz do Sul
9 - Santa Maria (celebração e pernoite)
10 - São Sepé
11 - Caçapava do Sul
12 - Canguçu
13 - Rio Grande
14 - Pelotas (celebração e pernoite)
15 - São Lourenço do Sul
16 - Camaquã
17 - Guaíba
18 - Porto Alegre (celebração e pernoite)
19 - Canoas
20 - Esteio
21 - Novo Hamburgo
22 - Nova Petrópolis
23 - Canela
24 - Gramado
25 - Caxias (celebração e pernoite)
26 - Bento Gonçalves
27 - Torres