A morte cerebral de Cláudio Canavarros de Freitas, 21 anos, confirmada na manhã desta segunda-feira, ainda deixa os médicos do XV de Piracicaba perplexos.
Em uma parada do treinamento do XV de Piracicaba para hidratação na última segunda-feira, dia 25, Canavarros desmaiou e recebeu os primeiros atendimentos. De acordo com o diretor médico adjunto do XV, José Roberto Alleoni, os funcionários do clube prestaram o socorro ao jogador. Mesmo com a presença do desfibrilador no estádio, foi descartada a necessidade de uso do aparelho após uma avaliação.
– No intervalo do treino, eles estavam na hidratação, e ele desmaiou. A equipe de socorro estava preparada. Não tinha ausência de batimento, então não utilizamos o desfibrilador – disse o diretor médico adjunto do clube paulista.
Súmula aponta que Paulinho, do Avaí, levou apenas um amarelo contra o Grêmio
Um tempo em cada função: como Maicon jogou contra o Brasil-Pel
Pela proximidade do Hospital Santa Casa de Piracicaba com o Estádio Barão da Serra Negra, e com a demora na previsão de chegada de uma ambulância, o transporte foi realizado em um carro particular. No translado é que a parada cardíaca teria acontecido. Ao chegar ao hospital, os médicos precisaram de 20 minutos até estabilizar a frequência cardíaca.
– Revertemos a parada, e o coração dele estava funcionando sem problemas. Depois que aconteceu o acidente, fizemos uma ressonância magnética e não apontou nada. Não dá para apontar a causa – afirmou Alleoni.
Exames detectaram um edema cerebral. Em uma cirurgia realizada na última quarta-feira, implantaram um cateter frontal direito no crânio do jogador. Mesmo assim, Canavarros não resistiu e teve morte cerebral confirmada. Ele estava emprestado ao XV de Piracicaba pelo Inter de Lages até maio deste ano. O lateral tinha contrato com o clube catarinense até maio de 2017.
Segundo o clube paulista, o jogador foi submetido a todos os exames do protocolo Fifa – sem nenhum indicativo de problema cardíaco segundo o clube paulista. Os outros dois clubes anteriores ao XV também não identificaram problema nos exames feitos regularmente com os atletas. O Grêmio, por meio do coordenador das categorias de base, Júnior Chávare, afirma que o lateral, que atuou no clube de abril de 2013 até dezembro de 2014, nunca apresentou testes que gerassem suspeita de algo grave. Mesmo histórico revelado pela assesoria do Inter de Lages, clube detentor dos direitos econômicos do jogador. Em levantamento do clube, o jogador participou de 28 dos 29 jogos do ano passado. E segundo os dados de preparação física, o lateral sempre foi um dos jogadores de melhor desempenho.
Chávare lamentou a morte do ex-jogador gremista, campeão estadual sub-20 em 2014:
– Canavarros, além de ser um atleta na concepção da palavra, era um ser humano admirável. Sempre foi muito profissional. Estamos muito consternados com a notícia. Mais do que um jogador de futebol, se perde um grande homem. Nossos profundos sentimentos de dor neste momento. Que a esposa e a família possam suportar essa tristeza.
Canavarros deixa a mulher Phriscila Faller, que está grávida de cinco meses.
Jogo adiado
O XV de Piracicaba teve o pedido de adiamento da partida contra o Rio Claro atendido pela Federação Paulista de Futebol. O confronto da segunda rodada do Paulistão, que seria disputado na próxima quarta-feira, 3, no Barão da Serra Negra, às 17h, foi transferido para o próximo dia 17, quarta-feira, no mesmo local e horário.
Informamos que, devido ao falecimento do atleta Canavarros, o XV de Piracicaba pediu, junto à FPF (Federação Paulista de...
Ex-companheiros manifestam luto nas redes sociais:
Marcelo Hermes
Ramiro
Denílson
Publicado por Denilson Santos em Segunda, 1 de fevereiro de 2016
Vai com Deus cana! :/ Claudio Canavarros
Leandro Canhoto
Leia mais sobre o Grêmio
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES