Em congresso técnico realizado nesta quarta-feira, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, ficaram encaminhados o regulamento e os grupos da Terceira Divisão, ou Segundona gaúcha. Foi feita uma proposta de distribuição de grupos, mas que será definida até o dia 16 de fevereiro, pois alguns clubes ainda não confirmaram participação.
O campeonato começa no dia 3 de abril e deve ir até agosto, pois os clubes pediram que os jogos ocorram somente aos domingos. A proposta apresentada foi de duas chaves, com o Grupo A tendo Gaúcho, de Passo Fundo, Palmeirense, Atlético, de Carazinho, Nova Prata, Apafut, de Flores da Cunha, Garibaldi, Igrejinha e Sapucaiense; e o Grupo B sendo formado por Guarany-Ba, Rio Grande, Riopardense, Bagé, Farroupilha, 14 de Julho e Estância Velha, de Canoas.
Os times jogam entre si, dentro do próprio grupo, em partidas de ida e volta. Os quatro melhores se classificam para a próxima fase, jogando novamente entre si. Os dois melhores times de cada quadrangular garantem vaga nas semifinais, classificando-se os vencedores para a final. Apenas o campeão subirá para a Divisão de Acesso 2017.
Sub-23
A Terceira Divisão continuará sendo disputada no formato de sub-23, sendo que, a cada jogo, cada time poderá escalar três atletas com idade acima de 23 anos ou de divisão superior.
Os grupos propostos (ainda pode mudar)
Grupo A
- Gaúcho
- Palmeirense
- Atlético-Ca
- Nova Prata
- Apafut
- Garibaldi
- Igrejinha
- Sapucaiense
Grupo B
- Bagé
- Guarany-Ba
- Estância Velha
- Farroupilha
- 14 de Julho
- Rio Grande
- Riopardense