O Brasil está classificado para as Olimpíadas do Rio 2016 na categoria florete masculino por equipe. A vaga foi conquistada por meio do ranking internacional após a disputa da Copa do Mundo de Bonn, na Alemanha, no domingo.
O esgrimista do Grêmio Náutico União Guilherme Toldo e o técnico Alexandre Teixeira fazem parte do grupo que conquistou a vaga.
Leia mais
Comitê Olímpico dos EUA libera atletas de vir ao Rio por conta do zika
Boletim Olímpico: o momento preocupante do atletismo brasileiro
10 momentos que marcaram o Super Bowl 50
Foi a primeira vez que o país conquistou o direito de participar dos Jogos na modalidade através do ranking mundial. A vaga veio no detalhe. O Brasil ficou em 13º lugar na competição, empatado com o Canadá. A classificação na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 desempatou a disputa: a equipe brasileira ficou em segundo lugar, logo à frente dos canadenses.
- É um grande prazer estar aqui e vivenciar o dia mais tenso de todo o ciclo. Tenho que parabenizar os atletas que jogaram hoje, e os atletas que jogaram na equipe durante esta temporada, somando pontos importantes para que, no final, alcançassem o objetivo - destacou o técnico Teixeira.
Guilherme Toldo ainda pode disputar os Jogos do Rio no individual. Hoje, o atleta gaúcho de 23 anos está em 48º no ranking internacional. O Brasil pode levar até oito esgrimistas em todas as armas, no masculino e no feminino, por ser o país-sede. Na competição realizada na Alemanha, ele ficou em 138º entre 218 esgrimistas. Outro atleta do União na disputa, Marco Xavier terminou a Copa do Mundo na 161ª posição. No ranking internacional, Xavier está no 275º lugar.
*ZHESPORTES