Quatro jogadores não se reapresentaram com o restante do elenco do Santos nesta quarta-feira, data da volta aos trabalhos do grupo comandado pelo técnico Dorival Júnior. As baixas foram de Ledesma, Leonardo, Leandro Damião e Rafael Galhardo, e nenhum deles deve voltar a vestir a camisa santista em 2016. Enquanto os dois primeiros rescindiram o contrato amigavelmente, o atacante cumpriu a palavra dada por seus representantes mesmo com decisão judicial contrária. Já o lateral-direito, que defendeu o Grêmio na temporada passada, não está nos planos e negocia sua transferência para o Anderlecht, da Bélgica.
Leandro Damião era aguardado pelo Santos no CT Rei Pelé, mas não voltou aos trabalhos com o resto do grupo. O clube teve uma decisão favorável na Justiça neste fim de semana, que obriga o atacante a pagar uma multa milionária para defender outra equipe. Os representantes do jogador, porém, baseiam-se em uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho de dezembro de 2015 e acreditam que, oficialmente, o contrato está rescindido. O Santos aplicará multa no atacante contratado em dezembro de 2013 por cada dia em que ele não comparecer, incluindo penalizações no salário.
Galhardo é jogador do Santos desde 2012, mas atuou por empréstimo no Bahia, em 2014, e no Grêmio, em 2015. Pelo clube gaúcho ele conseguiu destaque e ganhou a Bola de Prata de melhor lateral-direito do Brasileirão. O Tricolor, porém, não topou pagar os R$ 4 milhões da multa rescisória e fez o jogador voltar ao Peixe. Nesta quarta, entretanto, ele não se reapresentou com o restante dos companheiros porque negocia transferência para o Anderlecht.
A imprensa internacional já tem publicado o interesse do clube belga na contratação de Galhardo, e dirigentes falam abertamente sobre a possibilidade de compra do santista por um valor entre 1 e 2 milhões de dólares. O Santos confirma que o jogador pode ser vendido.
– O Santos está estudando propostas pelo jogador, isto não significa que ele não possa ficar no clube – informou o clube, por meio de nota.
*LANCEPRESS