O São Paulo definiu seu novo técnico para a próxima temporada. O argentino Edgardo Bauza, ex-comandante do San Lorenzo, foi confirmado nesta quinta-feira pelo clube para ocupar o cargo que está vago desde 9 de novembro, quando Doriva foi demitido. O treinador soma dois títulos da Copa Libertadores, por LDU e San Lorenzo, e assinou contrato de uma temporada com a equipe paulista. É o segundo estrangeiro a treinar o São Paulo em menos de um ano: o clube também foi comandado em 2015 pelo colombiano Juan Carlos Osorio.
A negociação foi fechada pelo diretor-executivo de futebol Gustavo Oliveira, que viajou ao Equador com a missão de encontrar o técnico que começou a carreira no Rosario Central em 2000. Bauza está de férias em Quito e pode ser apresentado ainda neste ano. O time do Morumbi é o oitavo do argentino, que passou os dois últimos anos em seu país natal e comandou o San Lorenzo em 95 partidas. A última delas foi em 8 de novembro, quando bateu o Atlético Rafaela por 1 a 0 na 30ª rodada do Campeonato Argentino.
Neste ano, credenciado pelo título da Libertadores de 2014 sobre o Nacional do Paraguai, Bauza, 57 anos, pôde enfrentar o São Paulo duas vezes no torneio continental. Os times se encontraram na fase de grupos, em chave que também tinha Corinthians e Danubio, e disputaram até a última rodada uma vaga nas oitavas de final. No primeiro turno, o tricolor venceu por 1 a 0 no Morumbi, com gol de Michel Bastos. Em Buenos Aires, revanche do San Lorenzo também por 1 a 0 no Nuevo Gasómetro graças a golaço do uruguaio Martín Cauteruccio.
Já a conquista da Libertadores pela LDU foi em 2008, em final emocionante contra o Fluminense. Na partida de ida, em Quito, os equatorianos fizeram 4 a 2 e chegaram ao Maracanã com larga vantagem. Os cariocas buscaram o triunfo por 3 a 1 para levar a decisão aos pênaltis, quando o goleiro José Cevallos saiu como herói do Rio de Janeiro e ajudou os equatorianos a levarem seu primeiro título continental.
– Estou muito feliz por poder contratar um treinador vencedor, bicampeão da Libertadores, que é o torneio que o nosso torcedor mais gosta de disputar – afirmou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.
*LANCEPRESS