O Arsenal venceu neste domingo fora de casa o lanterninha Aston Villa por 2 a 0 e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Inglês, pela 16ª rodada da competição, mas precisa esperar pelo resultado da partida do surpreendente Leicester (3º) contra o Chelsea (15º).
Os londrinos resolveram a partida sem demora em pênalti convertido logo aos 8 minutos de jogo pelo francês Olivier Giroud, atacante que vive grande fase e foi o autor de um hat trick na quarta-feira sobre o Olympiakos, ajudando o time inglês a se classificar às oitavas de final da Liga dos Campeões.
O galês Aaron Ramsey selou a vitória dos comandados de Arsène Wenger num contra-ataque. No lance, aos 38 minutos, o Arsenal roubou uma bola na defesa e Theo Walcott abriu pela direita para o alemão Mesut Özil, que deixou Ramsey na cara do gol, numa linda jogada coletiva.
Com a vitória, o Arsenal chega aos 33 pontos na tabela, um a mais que o Manchester City, que derrotou no sábado o Swansea por 2 a 1, e o Leicester, que na segunda-feira encerra a 16ª rodada da Premier League diante do Chelsea (15º).
O Manchester United, que perdeu no sábado para o Bournemouth por 1 a 0, é o quarto colocado com 29 pontos.
Quem não soube aproveitar o tropeço do United foi o Tottenham, que continua na quinta posição a três pontos dos Diabos Vermelhos, depois de ser derrotado de virada em casa por 2 a 1 pelo Newcastle (15º), que venceu graças ao gol nos acréscimos do espanhol Ayoze Pérez.
Também neste domingo, o Liverpool do técnico Jurgen Klopp, nono colocado, não passou de um empate em 2 a 2 em Anfield com o West Bromwich (13º). Os mandantes até saíram de campo comemorando o resultado, já que o gol do empate do belga Divock Origi foi marcado aos 6 minutos do tempo adicional.
*AFP