
O projeto Futuro Suave promoverá a primeira etapa da Copa Futuro Suave de Jiu-Jitsu 2025, neste sábado (15), no Clube Comercial Sarandi, no Bairro Sarandi. A fase contará com 250 atletas de 12 municípios gaúchos.
A escolha pelo local se deve ao alto grau de vulnerabilidade social e por ter sido um dos mais atingidos pelas enchentes de maio de 2024. O clube integra o programa estadual RS Seguro.
— A ideia é oportunizar que muitos projetos sociais, atletas, treinadores, professores, profissionais do jiu-jitsu e suas academias possam mostrar e divulgar seu trabalho, assim estimulando o desenvolvimento do esporte como um todo no Rio Grande do Sul — afirma José Alberto Opitz, um dos organizadores do evento.
As lutas serão divididas nas categorias mirim, pré-mirim, infantil, infantojuvenil, juvenil e parajiu-jitsu, voltado a atletas especiais. Medalhas e troféus serão entregues ao primeiro e segundo colocados, além de troféus às três primeiras academias.
Impacto social
Ao longo das sete edições da Copa, mais de 50 projetos sociais já participaram, o que impactou cerca de 1.700 atletas. Organizada pelo Clube Amigos do RS, primeira etapa da competição teve isenção das inscrições e a entrega de quimonos a todos os participantes, entre outros benefícios.
Ainda neste semestre serão promovidas mais três etapas da competição. A próxima, no dia 17 de maio, será inteiramente voltada a atletas que praticam e treinam a modalidade em projetos sociais.
Programação
Data: 15 de março
Horário: das 10h às 16h
Local: Clube Comercial Sarandi - R. Salvador Leão, 277 – Bairro Sarandi