O futsal caxiense está carente de grandes momentos. Em uma cidade que já foi referência com grandes equipes, como Enxuta, Vasco da Gama e UCS, entre tantas outras, estar longe da elite estadual era uma afronta à tradição local. Neste sábado, a história da modalidade em Caxias do Sul pode ganhar um novo capítulo importante, a partir das 20h, no Ginásio Enxutão.
A retomada do Juventude Futsal no cenário gaúcho pode ser de fato concretizada com o retorno à Série Ouro, no segundo duelo das semifinais da Série Prata, contra a Associação Tapejarense de Futsal (ATF). No primeiro jogo, fora de casa, vitória do Ju por 2 a 0, com gols do pivô Juninho.
- Representa muita coisa. Ainda mais para quem vive o futsal desde a base, viveu o tempo da Enxuta, passou pelo Juventude e a UCS. Recolocar o futsal caxiense no seu lugar é importante também para a gurizada, que sonha em ser um jogador de futsal. É um legado que podemos deixar - avalia o fixo Sacon.
Natural de Caxias do Sul, Sacon, 26 anos, integrava o grupo da UCS, última equipe da cidade a disputar a elite estadual, em 2007. O jogador é o artilheiro alviverde na competição com 31 gols. Após ficar na sétima posição na fase inicial, o Juventude recuperou força na segunda etapa do torneio e, com duas rodadas de antecedência, se garantiu na luta pelo acesso.
- A gente foi muito irregular na primeira fase, mas aprendemos com os erros. Na segunda fase, era uma nova competição, um recomeço com as novas contratações, e retomamos a confiança. Soubemos jogar com o regulamento e agora decidimos em casa - completa o jogador.
Outro caxiense com experiência de sobra no futsal gaúcho é o pivô Tatão. Capitão do time, o jogador destaca a qualidade existente na cidade e espera contar com o apoio da torcida alviverde para voltar a jogar entre os grandes.
- Esperamos recolocar a cidade na Série Ouro e, quem sabe, voltar daqui a alguns anos a disputar a Liga Nacional. Nosso futsal decaiu e aqui em Caxias temos jogadores de qualidade suficiente para montar um time de qualidade. Nós temos um grupo fechado e trabalhamos muito para chegar até aqui - analisa.
Série Prata
Em vantagem, Juventude recebe a ATF neste sábado para confirmar vaga na Série Ouro
Time alviverde pode até empatar no tempo normal em jogo que inicia às 20h no Enxutão
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project