Não vivemos sem a tela, gostamos de arquibancada, enfrentamos os problemas juntos e matamos um leão por dia. Somos o futebol do Interior do Rio Grande do Sul. Somos os bravos torcedores que sonham com dias melhores e, em alguns momentos, descobrimos que conquistas geram sentimentos indescritíveis. Toda dedicação faz valer a pena e serve de combustível para o pensamento voar mais longe. Afinal, em tempos de crise, sonhar ainda é de graça. Ainda.
Criei o Esportche.rs em 2008 para divulgar o esporte praticando no nosso Estado. Hoje já somos mais de uma dezena de loucos pelo futebol cobrindo todas as competições envolvendo os clubes gaúchos. Apesar das dificuldades rotineiras que acompanhamos de perto, há motivos para orgulhar o ludopédio pampiano. O Brasil de Pelotas foi até a Arena Castelão, e os atletas xavantes fincaram a lança na Série B como índios, virando os representantes do RS na segunda divisão nacional. A cidade que respira futebol presenciou um carnaval antecipado.
No mesmo sábado, o Ypiranga de Erechim conquistou o acesso para Série C com decisão da vaga na marca do cal. Com a emoção única de penalidades. Jogando no Estádio Colosso da Lagoa, os canarinhos voaram para um calendário anual importante. Dois clubes que apostaram em treinadores que conseguem trabalhar com liberdade: Rogério Zimmermann e Leocir Dall'Astra. Planejamentos gerando resultados.
O Lajeadense bateu na trave. Iniciou sendo goleado na Série D, reverteu a situação, classificou e foi até a rodada para decidir o acesso para C. Não conseguiu passar pelo River-PI. Nem tudo está perdido no ano. Ainda resta esperanças ao clube alviazul já que amanhã enfrenta o Pelotas no Estádio da Boca do Lobo, disputando a taça da Copa Luiz Fernando Costa, que levará um dos clubes para Copa do Brasil de 2016. No primeiro jogo, empate em 1 a 1. Um duelo entre os clubes que coparam tudo nos anos anteriores e agora definem quem realmente será o Rei de Copas! Do lado dos donos da casa: Paulo Porto, que era o comandante na época da tríplice coroa do Pelotas, e do outro, a casamata visitante será ocupada pelo multicampeão Luiz Carlos Winck
Além disso, no final de semana teremos os primeiros confrontos das finais da Copa Valmir Louruz envolvendo Novo Hamburgo, União-FW, Juventude, Cruzeiro, São José e Inter B. Sem dúvidas, jogos que irão mobilizar as comunidades locais, contrariando o desejo de muitos: O INTERIOR VIVE respirando por um "aparelho" que só pode ser descrito com uma palavra: AMOR.