A cidade gaúcha que era a número 1 na lista de alguns eventos da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) terá, agora, que entrar na fila de espera. A entidade máxima nacional na realização de provas sobre duas rodas transferiu a etapa do Brasileiro de Motocross de Santa Maria, na Região Central, para Tapejara, na Região Noroeste. O motivo, conforme a CBM, foi a indefinição da prefeitura de Santa Maria na realização da prova deste ano, que estava prevista para outubro.
- Alguns impasses em Santa Maria forçaram a troca. Para realizar a prova precisamos de apoio local. Como estávamos em cima da data e ficou essa incerteza, mudamos de cidade para não prejudicar o campeonato. A prefeitura ficou de avaliar se iria ou não ajudar e, como o prazo ficou curto, decidimos por outra cidade - confirmou o assessor da Confederação Brasileira de Motociclismo, Reginaldo Rizzo.
Leia mais sobre motocross
A CBM disse ainda que, após o impasse com o Executivo de Santa Maria, a cidade perde a prioridade em sediar eventos de motociclismo nos próximos anos. O principal problema, segundo a CBM, foi a resistência da prefeitura local em dispor maquinário e o tratamento necessário para a infraestrutura do evento.
No entanto, segundo o secretário de Esportes de Santa Maria, Erony Paniz Jr., o motivo para desistir da etapa foi o corte de gastos do município.
- Como estamos enxugando o orçamento, resolvemos não fazer o evento. Optamos pelas finanças do município - resumiu Paniz.
De acordo com o secretário, seria necessário investir um valor de aproximadamente R$ 100 mil na etapa santa-mariense, valor que o Executivo não está disposto a gastar.
Em outubro de 2014, cerca de 13 mil pessoas acompanharam os dois dias de provas na cidade. A etapa foi transmitida internacionalmente pelo canal ESPN+.
A prova gaúcha do Brasileiro de Motocross 2015, em Tapejara, será realizada em 8 de novembro.