A previsão de manifestação dos familiares dos policiais militares para impedir que o efetivo do 12º BPM de Caxias do Sul saia do quartel para fazer a segurança do Ca-Ju, domingo, no Centenário, tem grandes chances de se tornar realidade. Porém, há garantias de que desta vez não haverá problemas, como os que ocorreram no jogo entre Juventude e Brasil- Pe, dia 1º de agosto, no Estádio Alfredo Jaconi.
- O clássico vai sair com o efetivo do 12º ou de fora. Já traçamos meios alternativos para garantir a segurança em caso de protesto na frente do quartel. Na pior das hipóteses, vamos acionar um outro efetivo - garante o major Emerson Ubirajara de Souza, subcomandante do 12º BPM.
Em reunião nesta sexta-feira entre o comando da Brigada Militar em Caxias do Sul e representantes da Associação dos Policiais, ficou clara a ideia da repetição dos protestos contra o parcelamento dos salários dos servidores estaduais.
- Eles deixaram bem claro que existe a intenção de trancar a saída do nosso efetivo do batalhão. Por isso, nos preparamos para outras alternativas. Desta vez, não vamos ser pegos de surpresa como no último jogo. Talvez não tenhamos 100 policiais como previsto se tivermos algum problema de deslocamento, mas teremos pelo menos 50% - revela o major Ubirajara.
O jogo é tratado com muita atenção, mais do que foi o confronto entre Ju e Brasil, quando houve confronto de torcidas na rua e atraso na entrada dos torcedores ao estádio.
- O que nos preocupa é a segurança das pessoas, para evitar uma fatalidade, uma briga. Essa não é uma preocupacão só nossa, é também do comando geral. São dois grandes eventos no domingo: o Ca-Ju aqui e o Gre-Nal em Porto Alegre - afirma o subcomandante.
O planejamento inicial para a segurança do Ca-Ju prevê um efetivo de 100 policiais no entorno ou dentro do Centenário.
Brigada Militar
"Vai sair clássico Ca-Ju com efetivo do 12º BPM ou de fora", garante major Emerson Ubirajara de Souza
Duelo entre Caxias e Juventude pela Série C ocorre neste domingo, às 19h, no Centenário
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project