O tempo feio de sábado deu lugar a um belo sol no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, neste domingo. No campo onde tradicionalmente rola a bola redonda, quem apareceu foi a bola oval.
E foi no embalo de cerca de 800 vozes que o Santa Maria Soldiers estreou com vitória de 25 a 7 sobre o Bulls, de Porto Alegre, na primeira rodada da Liga Nacional de Futebol Americano, a segunda divisão. O público registrado nas arquibancadas da Baixada foi o maior da história de seis anos da equipe de futebol americano da cidade.
Leia mais sobre futebol americano
Os pontos do time santa-mariense foram marcados por Mauricio Faé, destaque da equipe com um touchdown (pontuação máxima, que equivale a 6 pontos) e dois field goals (chute que vale 3 pontos), Guilherme Busanello, com um touchdown, e Índio, com um retorno de punt de 50 jardas para o touchdown.
O Soldiers volta a campo em 19 de setembro, contra o Porto Alegre Pumpkins, na Capital. O exército verde e preto divide a liderança do Grupo Sul com o Joinville Gladiators, de Santa Catarina, que, no sábado, bateu o Pumpkins por 29 a 16.
O jogo
Com um sistema de defesa consistente, o Santa Maria Soldiers conseguiu dominar amplamente as ações de ataque dos visitantes. O primeiro quarto de jogo terminou empatado em 0 a 0.
No segundo quarto, o kicker Mauricio Faé abriu o placar em chute de 30 jardas para o field goal. Antes do intervalo, Faé recuperou um fumble (quando a bola é interceptada) e correu para o primeiro touchdown do Soldiers na Liga Nacional: 9 a 0.
Na volta do intervalo, o Bulls reagiu. Após falha em punt (chute de devolução de posse ao adversário), os donos da casa ficaram encurralados na defesa. E, a uma jarda da end zone, o Bulls correu para o touchdown e converteu o kick para mais um ponto (ponto extra após o touchdown).
Mas a reação do Bulls parou por aí. O running back Guilherme Busanello furou tackles para anotar o segundo touchdown do Soldiers no terceiro quarto. Faé converteu o ponto extra e colocou 16 a 7 no placar. Ainda no terceiro quarto, Faé anotou outro field goal e deixou o marcador em 19 a 7. No último período, Índio retornou 50 jardas após punt e correu para dar números finais ao duelo: 25 a 7.
Leia mais sobre a Liga Nacional de Futebol Americano
Ao final do confronto, o time comemorou com as cerca de 800 pessoas que compareceram e apoiaram o representante de Santa Maria no futebol americano.
O Diário acompanhou a partida em tempo real. Veja como foi: