A tempestade brasileira parece ter ressurgido com força nas ondas de Jeffreys Bay, na África do Sul. Adriano de Souza, Wiggolly Dantas, Gabriel Medina e o catarinense Alejo Muniz estão entre os 12 classificados para a quarta fase da sexta etapa do Circuito Mundial de Surfe. Destaque para Medina que parece ter reencontrado o surfe que o levou ao título mundial em 2014.
Leia mais sobre esportes outdoor no Aventura SC
Alejo Muniz garante vaga no WCT de 2016
Mas antes de Medina, foi a vez de Wiggolly Dantas despachar o Joel Parkinson (AUS) na primeira bateria desta terça-feira. Na sequência, Mineirinho fez o mesmo com Dane Reynolds (USA). Mas foi na bateria 8, entre Gabriel Medina e Matt Wilkinson (AUS), que as grandes manobras e notas surgiram. Com belos aéreos, o surfista brasileiro dominou a disputa e mostrou que está forte para se recuperar no ranking da World Surfe League (WSL).
Veja uma das ondas que deram a classificação a Medina
Medina's 9.60 Posted by World Surf League on Tuesday, July 14, 2015
Gabriel Medina going nuts in #JBayOpen Round 3Watch: bit.ly/J-BayLive
Na última bateria do dia, a disputa foi entre dois brasileiros. Alejo Muniz encarava o vice-líder do ranking Filipe Toledo e dessa vez o catarinense levou a melhor por detalhes. Em uma bateria onde cada surfista pegou apenas três ondas, Toledo somou 17.23 (8.33 + 8.9) e Muniz 17.83 (8.03 e 9.8) para avançar a quarta fase.
Situação do campeonato
Conforme avança e seus adversário são eliminados, Mineirinho está cada vez mais perto de manter a camisa amarela, do líder do ranking, após a sexta etapa. Com a saída de Joel Parkinson, Owen Wright e Filipe Toledo no round 3, restam apenas Mick Fanning e Julian Wilson com chances de superar os pontos de Mineirinho no ranking. Além de torcer contra o brasileiro, Fanning precisa fazer a final e Willson vencer a etapa.
Caso Mineirinho avance para as quartas de finais, Wilson não tem mais chances de liderar após essa etapa e Fanning precisará vencer J-Bay para assumir a liderança. Se Mineirinho perder na semifinal, Fanning continua na obrigação de vencer a etapa. E se o brasileiro chegar à final, a liderança verde-amarela está garantida por mais uma etapa.
O round 4, próxima fase da disputa, não eliminatório. Com três surfistas, quem vencer se classifica paras as quartas de final. Os dois derrotados disputam a repescagem.
BATERIAS DA QUARTA FASE
Vitória = quartas de finais / Derrota = repescagem round 5
1: Adrian Buchan (AUS) x Kai Otton (AUS) x Julian Wilson (AUS)
2: Nat Young (EUA) x Wiggolly Dantas (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
3: Mick Fanning (AUS) x Gabriel Medina (BRA) x Kelly Slater (EUA)
4: Keanu Asing (HAV) x Michel Bourez (TAI) x Alejo Muniz
RESULTADOS DA TERCEIRA FASE
Vitória = quarta fase / Derrota = 1.750 pontos
1- Adrian Buchan (AUS) x Owen Wright (AUS)
2 - Kai Otton (AUS) x Ítalo Ferreira (BRA)
3 - Julian Wilson (AUS) x Freddy Patacchia Jr. (HAW)
4 - Adam Melling (AUS) x Nat Young (USA)
5 - Joel Parkinson (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA)
6 - Adriano de Souza (BRA) x Dane Reynolds (USA)
7 - Mick Fanning (AUS) x C.J. Hobgood (USA)
8 - Gabriel Medina (BRA) x Matt Wilkinson (AUS)
9 - Kelly Slater (USA) x Kolohe Andino (USA)
10 - Josh Kerr (AUS) x Keanu Asing (HAW)
11 - Bede Durbidge (AUS) x Michel Bourez (PYF)
12 - Filipe Toledo (BRA) x Alejo Muniz (BRA)