O público brasileiro bem que compareceu ao Maracanãzinho nesta sexta-feira, mesmo sem a presença do time da casa em quadra. Era preciso torcer contra os Estados Unidos para que a seleção pudesse sonhar com a classificação à semifinal da Liga Mundial. Mas de nada adiantou. Os americanos, atuais campeões do torneio, levaram a melhor sobre a França por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/22, 24/26 e 25/20.
Apesar da derrota, os franceses avançaram na segunda colocação do Grupo A, enquanto os Estados Unidos terminaram na primeira posição. O Brasil, que começou a fase final com derrota para a França e se recuperou ao bater o time americano na quinta-feira, ficou em terceiro. Todos acabaram empatados com três pontos. O que definiu a eliminação brasileira foi o point average (divisão dos pontos feitos pelos sofridos). Os EUA tiveram média de 1.031, contra 1.000 da França e 0.970 da seleção.
O Brasil, que é o maior campeão da Liga Mundial, com nove conquistas, vinha batendo na trave nas últimas edições. A equipe não fatura a taça desde 2010, em Cordoba (ARG). Desde então, foram três vice-campeonatos (2011, 2013 e 2014). Em 2012, o time ficou em sexto lugar.
Ainda nesta sexta, Polônia e Sérvia se enfrentam para definir a classificação do Grupo B. As semifinais acontecem neste sábado.