Com duas suspensões acumuladas, Neymar poderá atuar novamente na Copa América somente se o Brasil chegar às semifinais. O regulamento da competição anuncia que a expulsão após o apito final na derrota para a Colômbia não anula suspensões anteriores. Com isso, ele fica de fora da partida contra a Venezuela pelos dois cartões amarelos e das quartas de final, caso o Brasil passe de fase.
Confira a tabela de jogos da Copa América
Porém, a Conmebol ainda não confirmou a punição ao capitão brasileiro, que ainda pode ser pior: o jogador será julgado por um tribunal, que poderá até aumentar sua pena. Na zona mista, Neymar também reclamou do árbitro, chamando-o de "fraco". E recordou o lance que lhe rendeu o primeiro amarelo, no jogo contra o Peru:
Dunga critica arbitragem e diz que brasileiros aceitaram provocações
- A culpa sempre é minha. O cara (da Colômbia) limpou a espuma e não tomou amarelo. Eu tomo. A bola tocou na minha mão sem que eu tivesse intenção. Ganhei cartão - desabafou.
Companheiro de Neymar no Barcelona, Daniel Alves também criticou o árbitro Enrique Osses:
Cotação ZH: Firmino perde gol feito e é o pior do Brasil
- Não sei por que o Neymar está nervoso, acho que a culpa é dos árbitros. Eles têm de parar de pensar que são protagonistas. Aqui é Copa América, são todos contra o Brasil.
Ainda assim, o camisa 10 admitiu não ter feito uma boa partida e "assumiu a culpa" pela derrota - que foi sua primeira em jogos oficiais pela Seleção.
Diogo Olivier: insossa, Seleção perde e escancara Neymardependência
- Uma hora eu tinha que perder, o que acabou sendo hoje. Mas confio nos companheiros - disse.
Se o Brasil não passar da fase de grupos na Copa América após o confronto com a Venezuela, Neymar terá de cumprir o segundo jogo de suspensão na estreia brasileira pelas Eliminatórias da Copa de 2018.
Wianey Carlet: Neymar não jogou, a Seleção ficou órfã
Confira a partida em galeria de fotos:
Clique na imagem para conferir o Guia da Copa América