Confira a tabela completa da Copa América
Clique na imagem para conferir o Guia da Copa América
O mineiro Sandro Meira Ricci, 40 anos, apita nesta terça-feira, 20h30min, Argentina e Uruguai, pela Copa América do Chile. O gaúcho Leandro Vuaden, 39 anos e do quadro da Fifa, conta como é dirigir um dos maiores clássicos do mundo. Ele comandou os rivais em 2012, em Mendoza, jogo válido pelas Eliminatórias da Copa de 2014. Fala da sua experiência de cuidar de uma partida envolvendo o craque Messi.
Conversei com Vuaden na tarde desta segunda-feira. Ele me atendeu. Parou de lavar seu uniforme de jogo.
Philippe Coutinho treina e fica à disposição para enfrentar a Colômbia
Qual a força do clássico entre uruguaios e argentinos?
Tremenda. Puxando para a nossa realidade, é um Gre-Nal. A rivalidade é enorme. É um jogo que marca a arbitragem. Qualquer lance mal interpretado ou equivocado, pode mudar a história da partida e ficar marcado no currículo de quem erra. Qualquer lance equivocado fica na nossa conta.
Como é a preparação os árbitro antes do dia decisivo, antes de um jogo internacional?
Fizemos uma análise profunda dos times, dos jogadores, dos sistemas de jogo. Quem ataca mais, quem avança nos contra-ataques, quem tem mais posse de bola.
Como é trabalhar num jogo que tem Messi?
Tranquilo. Ele não fala nada nos 90 minutos. Só joga e joga muito. Marcou dois gols (os argentinos venceram, 3 a 0) naquela noite.
Nem uma só reclamação?
Não. Mostrou ser uma pessoa educada. Antes de entrar em campo, ainda no túnel que dá acesso ao gramado, saiu do seu lugar, capitão do time que era, e veio saudar a arbitragem. Estendeu a mão. Nem precisava.
O que o árbitro precisa passar aos jogadores nestes momentos, instruções, alertas ?Deve passar confiança e credibilidade. O jogador deve olhar para o árbitro com respeito e ter a certeza de que ele poderá fazer um grande trabalho.
Você estava muito tenso no jogo?
Nada, nem um pouco. Claro, a tensão faz parte, mas sou um profissional. Depois de tantos clássicos regionais, nacionais e internacionais, entro em campo com uma tarefa. Cumpro e pronto.
Você daria um conselho ao Sandro Meira Ricci?
Eu? Quem sou eu? Não, o Ricci é qualificado e experiente. Saberá cumprir seu papel.