Aos 50 anos, o dinamarquês Morten Soubak é um dos principais técnicos em atividade no país. Ouro no Pan de 2011 e campeão mundial em 2013 com a seleção feminina, ele foi indicado nos últimos três anos entre os finalistas na disputa de melhor treinador de handebol do mundo.
Nesta quinta-feira, ele esteve no Ginásio Poliesportivo da UCS onde ministrou clínicas para as atletas das equipes da Apahand/UCS e para alunos do projeto Educando Campeões da Prefeitura de Caxias do Sul. Além de uma palestra, onde incentivou os jovens a ingressar no esporte e mostrou vídeos de momentos importantes da carreira, o treinador participou de uma atividade prática no ginásio.
- Não estou acostumado a viajar pelo Brasil, mas recentemente fiz vários encontros e palestras pelo país e acho importante estar próximo das pessoas envolvidas no handebol, principalmente na formação. Por isso, estamos aqui em Caxias do Sul para motivar as crianças e divulgar o esporte - disse Soubak.
Antes das atividades, o técnico concedeu entrevista ao Pioneiro e destacou sua preocupação com a estrutura oferecida para a modalidade no país. Com um português fluente, lamentou que a conquista inédita na Sérvia ainda não tenha surtido efeitos práticos no handebol brasileiro:
- Do Mundial na Sérvia até hoje, falando de handebol, não vejo mudança nenhuma.
No país desde 2005, Soubak diz ser um apaixonado pelo Brasil. Desde 2009 no comando da seleção feminina, ele conseguiu levar o país ao inédito quinto lugar na Olimpíada de Londres em 2012 e conquistou seu feito mais importante no ano seguinte. Porém, ainda falta muito.
Por isso, nada de falar em favoritismo no próximo Mundial, em dezembro, na Dinamarca, ou na Olimpíada do Rio, no próximo ano. O objetivo de Soubak é continuar trabalhando em silêncio, renovar o time campeão e beliscar novas medalhas.
- Estamos tentando implementar novas ideias, continuar o trabalho que vem sendo feito. Temos compromissos importantes agora, em Toronto, com o Pan-Americano, o Mundial no final do ano, a Olimpíada no ano que vem. Só posso garantir que vamos fazer todo o possível para conseguir novas medalhas para o país - destaca o técnico.
Handebol
Campeão mundial com a seleção feminina, técnico Morten Soubak ministra clínicas na UCS
Técnico dinamarquês veio a Caxias do Sul nesta quinta-feira e falou sobre futuro da modalidade
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project