Será a Argentina a adversária do Chile na decisão da Copa América. Com uma goleada de 6 a 1 sobre o Paraguai, o time de Messi venceu a semi e disputará a final no sábado, às 17h, contra os anfitriões, em Santiago. O Paraguai disputará o terceiro lugar contra o Peru na sexta-feira.
Jornal inglês coloca Aránguiz entre as "barganhas" da janela de transferências
A rigor, os paraguaios sobreviveram 14 minutos. As tentativas de parar os ataques dos vice-campeões mundiais eram quase sempre com faltas. Em uma delas, Messi jogou para a área e Rojo aproveitou, quase da marca do pênalti, e abriu o placar.
Chile vence o Peru e avança para a decisão da Copa América
Quando tentavam se reerguer, os carrascos brasileiros tiveram duas baixas: Benítez e Santa Cruz saíram lesionados. E, para piorar, levaram o segundo gol. Messi encontrou Pastore infiltrando no miolo da área e entregou-lhe a bola. Na frente do goleiro Villar, o meia não perdoou.
Conmebol reduz punição de Jara para dois jogos na Copa América
A curiosidade é que o gol não acalmou os argentinos, que permitiram a reação dos paraguaios. Pouco antes do intervalo, Barrios aproveitou erro na saída de bola e fuzilou Romero, diminuindo o placar. E o empate só não chegou porque Bobadilla, depois de deixar um adversário sentado, precipitou-se e chutou de dentro da área por cima do gol.
A expectativa do intervalo, de alguma reação do Paraguai, esvaiu-se em pouco mais de um minuto. Pastore fez boa jogada pelo meio da área e encontrou Di María pelo lado esquerdo, que só deslocou o goleiro. Aos seis minutos, Messi fez sua antologia: driblou dois jogadores - e um deles chegou a dar um carrinho no próprio companheiro no lance - e deixou Pastore na frente do goleiro. O meia chutou, Villar fez grande defesa, mas a bola voltou para Di María empurrar para o gol vazio.
Enquanto o Paraguai ainda tentava reagir, a Argentina passou a administrar o jogo com tranquilidade, sem correr riscos defensivos. E o técnico Tata Martino começou a preservar alguns de seus jogadores pendurados com um cartão, como Mascherano.
E deu tempo para pôr mais duas bolas nas redes paraguaias: aos 34, Agüero antecipou cruzamento de Di María e escorou para as redes. Três minutos depois, Higuaín, que havia acabado de entrar, aproveitou rebote na área e finalizou o placar.
*ZHESPORTES