O Universitário Rugby Santa Maria (URSM) deu um passo importante para garantir o seu lugar na elite do rúgbi gaúcho em 2016. No último domingo, o time santa-mariense garantiu o título do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Rugby da Segunda Divisão após vitória de 33 a 20 sobre o Guasca, de Porto Alegre, no campo da UFSM. A vitória assegura vaga na final do campeonato. Caso vença também o segundo turno, a equipe assegura o título sem precisar de uma decisão.
Apesar das cinco vitórias nos cinco jogos no primeiro turno, a conquista não foi fácil. Além das partidas difíceis, os jogadores precisaram tirar dinheiro do próprio bolso para despesas com viagens, alimentação e equipamentos.
:: Leia todas as notícias sobre o URSM
- Foi bem difícil, alguns placares foram elásticos, mas foram jogos duros. Contra o Guasca, tomamos uma virada no meio do jogo. Ficamos pensando como estava o outro jogo, porque poderíamos perder o título. É uma pressão muito grande. Santa Maria é uma cidade que nos dá muitos coisas, estudo, oportunidades, mas falta as pessoas abraçarem mais as causas, terem orgulho do que têm em Santa Maria, dos times de futebol, de rúgbi, de futebol americano. Jogamos por Santa Maria, não é à toa que está em nosso nome - desabafa o jogador e técnico do time, Bryan Backes.
A luta pelo título do segundo turno começa no dia 6 de junho, na UFSM, contra o Antiqua, de Pelotas. E quem pensa que por ter vaga garantida na final o time irá relaxar, está enganado:
- Não conversamos ainda sobre as estratégias para o segundo turno, mas vamos colocar o que temos de melhor em campo. Não podemos arriscar na final, vamos fazer o melhor jogo possível sempre. Tivemos uma grande evolução, principalmente na parte ofensiva. Na defesa é que precisamos fazer alguns ajustes - salienta o técnico.
Além de ser campeão dentro de campo, o time vencedor precisa ter um time feminino e outro juvenil para poder participar da primeira divisão. E o URSM está fazendo o seu dever. O time feminino já treina há algum tempo e a partir deste sábado haverá treinamentos dedicados exclusivamente aos atletas do time juvenil.
Confira um vídeo antes dos jogadores do URSM entrarem em campo. Inicialmente o inglês Kevin Michael John Richens, 31 anos, é quem fala, inclusive no seu idioma de origem. Depois, o técnico e jogador do time, Bryan Backes, puxa o grito de guerra da equipe.