Dunga chamará nesta terça-feira os 23 jogadores que terão como missão recuperar a hegemonia do continente. A lista para a Copa América será divulgada às 11h na sede da CBF. Baseado em declarações recentes do técnico e em seu histórico de convocações, é possível prever que 19 atletas estão confirmados. São aqueles mais vezes acionados e que deram resposta mais satisfatória.
Após alfinetar "família" Scolari, Del Nero dá afago a Felipão na CBF
Outras quatro vagas ainda estão abertas. Elas devem ser direcionadas para um goleiro - provavelmente Marcelo Grohe, do Grêmio -, um volante e um atacante. Por último, uma dúvida de ordem tática: Dunga terá mais um lateral-direito ou preferirá um meia - e aproveitar Marquinhos pelo lado?
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta segunda-feira que o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e apresentador de TV João Dória Jr. será o chefe da delegação da seleção brasileira durante a Copa América deste ano, no Chile. A convocação da equipe será realizada nesta terça-feira pelo técnico Dunga, em coletiva de imprensa no Rio.
CBF faz vistoria no Beira-Rio e partida entre Brasil e Honduras está confirmada
De acordo com nota publicada no site da CBF, o convite a João Dória Jr. foi feito pelo presidente da entidade, Marco Polo Del Nero. O empresário, que é fundador e presidente do Grupo Dória, do ramo de comunicações, aceitou prontamente o pedido, pelo que explicou a confederação.
A chefia de delegação costuma ficar com dirigentes ligados ao futebol, o que não é o caso de João Dória Jr. Na Copa do Mundo de 2010, o chefe foi o então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. No Mundial do ano passado, o cargo ficou com Vilson Ribeiro de Andrade, então presidente do Coritiba. Na última Copa América, em 2011, ninguém foi designado.
Brasil passa a Holanda e chega ao quinto lugar no ranking da Fifa
A escolha por João Dória Jr., empresário filiado ao PSDB, vem uma semana depois de encontro entre Del Nero e o ministro do Esporte, George Hilton (PRB-MG). A CBF defende mudanças radicais no texto da Medida Provisória 671, a MP da Dívida dos Clubes, proposta pelo Governo Dilma (PT).
Confirmados
Jefferson - Botafogo
Marquinhos - PSG
Miranda - Atlético de Madrid
Thiago Silva - PSG
Filipe Luis - Chelsea
Marcelo - Real Madrid
Danilo - Porto
Luiz Gustavo - Wolfsburg
Elias - Corinthians
Fernandinho - Manchester City
Roberto Firmino - Hoffenheim
Oscar - Chelsea
Douglas Costa - Shakhtar Donetsk
Willian - Chelsea
Neymar - Barcelona
Quase lá
Diego Alves - Valencia
Marcelo Grohe - Grêmio
Gil - Corinthians
David Luiz - PSG
Philippe Coutinho - Liverpool
Diego Tardelli - Shandong Luneng (CHN)
Souza - São Paulo
Robinho - Santos
Correm por fora
Rafael - Napoli
Fabinho - Mônaco
Fred - Shakhtar Donetsk (UCR)
Ramires - Chelsea
Lucas Silva - Real Madrid
Casemiro - Porto
Luiz Adriano - Shakhtar Donetsk
Ricardo Goulart - Guangzhou Evergrande (CHN)
Milagre
Gabriel Paulista - Arsenal
Rômulo - Spartak Moscou
Anderson Talisca - Benfica
Everton Ribeiro - Al-Ahli (EAU)
Lucas - PSG
*ZHESPORTES