As primeiras remadas de Gilvan Ribeiro e Andrieli Estefani no Equador trouxeram medalhas. Nesta sexta-feira, nas estreias da dupla de Santa Maria pelo Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade, foram três ouros, com Gilvan, e uma prata, com Andrieli.
Leia todas as matérias sobre canoagem
O destaque foi a prova individual de 500 metros vencida por Gilvan Ribeiro. Com tempo de 1min44seg, o atleta titular da seleção brasileira chegou à frente do equatoriano Cesar de Cesare, segundo colocado, e do chileno Jean Valdebenito, o terceiro.
- Na última prova do dia, o K1, estava muito cansado devido às outras provas (que seriam na quinta, mas foram canceladas e transferidas por causa da chuva). Então, tive esse acúmulo de cansaço e a final do K1 foi apenas 40 minutos depois do K4. O favorito da prova era o atleta da casa, que ainda não tinha remado nenhuma prova. Ele foi finalista olímpico em 2012. Mesmo assim, mantive a confiança e sabia que precisava fazer uma prova perfeita para garantir a vitória - conta Gilvan.
Neste sábado será a vez de Givago Ribeiro, o terceiro integrante da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena) na Seleção, estrear em Ibarra, sede da competição que reúne atletas de oito países. Ele competirá no K4 de 500 metros. No mesmo dia, Andrieli também retorna para a água na categoria júnior. Gilvan Ribeiro voltará a competir somente no domingo, último dia de Sul-Americano, no K4 de 200 metros.
AS MEDALHAS
500 metros
Gilvan Ribeiro
- Ouro no K1
1.000 metros
Gilvan Ribeiro
- Ouro no K2
- Ouro no K4
Andrieli Estefani
- Prata no K4 júnior