Não são os maiores jogos, nem as mais ferrenhas rivalidades dos países, mas alguns dos principais duelos deste final de semana trazem aquilo que há de mais primitivo do futebol: a vontade de ganhar do vizinho.
Sábado
11h
Espanyol x Barcelona
Para o Espanyol, a partida de hoje vale pouco em termos de tabela. O time está rigorosamente na metade da tabela, na décima posição. Mas vale a honra de vencer o grande adversário da cidade. O que não ocorre há seis temporadas. A última vez que a torcida azul e branca saiu vencedora de um encontro com o Barcelona foi em 2009, quando De La Peña marcou duas vezes, no histórico 2 a 1 no Camp Nou.
Para os comandados de Luís Enrique, mais do que manter a hegemonia, três pontos significam a manutenção no topo na tabela e uma pequena folga sobre o Real Madrid, especialmente agora, que o sorteio determinou o Bayern - e Guardiola - como adversários na semifinal da Liga dos Campeões.
Domingo
10h - Fox Sports 2
Torino x Juventus
Se os torcedores do Espanyol estão com saudade de vencer o Barcelona, a maior parte da nova geração de fãs do Torino nem sequer conhece o gostinho de sair do estádio com três pontos sobre a Juventus. A última vitória granata sobre a Vecchia Signora foi há 20 anos. Rizzitelli acabou sendo o herói da equipe ao marcar dois gols. Na Juve, o time tinha nomes como Del Piero (começando a carreira), Roberto Baggio, Ravanelli e Deschamps (hoje técnico da França).
Em 2015, o Torino precisa vencer para seguir sonhando em participar novamente da Liga Europa. Para a Juve, uma vitória apenas aproxima mais do já praticamente consolidado título italiano.
12h - ESPN Brasil
Arsenal x Chelsea
Além de um duelo citadino, o jogo é a última esperança do Arsenal de tirar o campeonato do Chelsea. A equipe vermelha está 10 pontos atrás da azul, faltando seis jogos para o fim da temporada. A vitória, portanto, permite um sonho - ainda que distante - de impedir o time de Mourinho de dar a volta olímpica. Já os Blues podem ser campeões no próximo final de semana se vencerem os Gunners e o jogo seguinte (em casa contra o Crystal Palace).
O maior dos lusos
13h - ESPN+ e SporTV
Benfica x Porto
Esse, sim, é o principal jogo do país. Não é uma rivalidade local, mas os confrontos entre Benfica e Porto atravessam Portugal inteiro. Ainda mais nessas circunstâncias: apenas três pontos separam as duas equipes. O time de Jonas é o primeiro, com 74 pontos, três a mais do que o clube azul e branco. Portanto, uma vitória benfiquista praticamente garante o título - e dá a segunda grande decepção portista na semana, depois de ter levado 6 a 1 do Bayern e ser eliminado da Liga dos Campeões.