Os mitos dos octógonos estão vivendo o inferno astral em 2015. Depois de se envolver no domingo em uma colisão de trânsito em Albuquerque, nos EUA, e fugir do local do acidente sem prestar socorro a uma grávida que fraturou um braço, o campeão dos meio-pesados Jon Jones foi suspenso por tempo indeterminado pelo UFC. Com isso, acabou retirado do card do UFC 187, quando enfrentaria Anthony Johnson em 23 de maio, e perdeu o cinturão da categoria que mantinha desde 2011.
A punição foi anunciada na noite de terça-feira pela cúpula do UFC. O fato de Jones ter sido flagrado por uso de cocaína no início do ano, poucos dias depois da luta em que defendeu o título do meio-pesados contra Daniel Cormier, somado a indícios de que havia vestígios de drogas no veículo acidentado do lutador, enfureceram os dirigentes da principal organização do MMA.
A decisão de Dana White, o chefão do UFC, sacudiu o mundo das lutas, já abalado com o caso de doping de outro ídolo do esporte, o brasileiro Anderson Silva, que aguarda julgamento na Comissão Atlética do Estado de Nevada.
Na avaliação de especialistas em MMA, o UFC agiu corretamente ao punir com rigor seus principais atletas. Para o comentarista do canal Combate Carlão Barreto, os episódios envolvendo Spider e Jones espelham o esforço da entidade de manter a credibilidade do esporte em alta.
- O UFC já puniu outros lutadores em casos menos graves do que o de Jones. Está claro que a organização que promover um esporte limpo, sem proteger seus ídolos - diz Barreto. Já o caso Anderson Silva abriu uma janela para a organização. Muitas modalidades olímpicas não fazem testes surpresas contra o doping como são feitos pelo UFC.
Conforme o comentarista, Jones terá de repensar a carreira daqui para a frente:
- Ele é um atleta fora da curva, é comparável a nome como Usain Bolt, Carl Lewis, Michael Jordan. Mas a conduta dele (fora dos octógonos) é de Mike Tyson. O MMA é muito maior do que Jones. A fila está andando, se ele não mudar, vai ficar para trás.
- Jon Jones é reincidente no âmbito do UFC. É a segunda vez que usa drogas pouco tempo antes de uma competição. Ele estragou o evento, o UFC vai perder dinheiro com o caso - afirma Caju Freitas, colunista de ZH.
No UFC 187, Cormier substituirá Jones na luta principal contra Johnson - o cinturão dos meio-pesados estará em jogo. Com a perda de cinturão de Jones, o brasileiro José Aldo, campeão dos pena, agora é o líder do ranking geral do UFC, que engloba todas as categorias.
*ZH