Qualquer entendido em agricultura dirá que a safra da bergamota começa em abril e segue até setembro. Mas como explicar então o fenômeno pras bandas do Estádio Alfredo Jaconi, onde a 'Bergamota Mecânica' amadureceu em pleno mês de março? Brincadeiras à parte, fato é que o novo apelido dado ao Juventude, em alusão à cor do uniforme adotado desde a quarta rodada do Gauchão e também a cor da fruta que é um dos símbolos da cultura gaúcha, tem enchido de confiança a torcida vice-líder do Estadual.
Sem apelar para a superstição, melhor é ressaltar os méritos que levaram o Juventude de uma situação crítica de apenas um ponto marcado nos nove primeiros disputados, para o melhor momento na competição, garantindo 16 dos últimos 18 pontos. Todos eles, vestindo a cor laranja que ainda se mantém invicta em seis jogos. Confira no quadro os cinco itens que compõem a receita da mais festejada bergamota da serra.
Os cinco ingredientes
Gauchão
Saiba quais são os cinco segredos da invicta 'Bergamota Mecânica'
O apelido pegou. Porém, o sucesso do Juventude de Picoli tem explicações que vão além da nova cor do uniforme que ainda não perdeu