Lembram-se do guri de origem humilde de santa do Livramento que virou promessa do golfe brasileiro? Pois neste fim de semana ele deu em Santiago, no Chile, mais um passo para se afirmar como um dos grandes nomes do esporte. Herik Machado, de 17 anos, ganhou no sábado o 48º Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil. A competição conta pontos para o ranking mundial e foi disputada no campo do Las Brisas de Chicureo.
Herik somou 275 tacadas. O quedeu-lhe o título por apenas uma tacada sobre o chileno Joaquin Niemann. A performance do santanense foi fundamental para que o Brasil ficasse com o bronze na disputa por equipes - completavam o time os paulistas Paulo Vitor Veiga Mattos e Pedro Nagayama. O Brasil somou 572 tacadas, contra 562 dos chilenos, campeões, e 570 dos argentinos.
Leia outras notícias sobre esportes
Herik foi revelado pelo projeto Novos Talentos, numa parceria do Clube Campestre de Livramento, de Santana do Livramento com a Federação Riograndense de Golfe. Atualmente, o guri integra a equipe de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe e treina em Porto Alegre com o técnico da entidade para o Rio Grande do Sul, Vinicius Muller.
No feminino, as gurias brasileiras tiveram resultados mais modestos. Por equipes, ficaram em oitavo - a Colômbia foi a campeã. A melhor classificada foi a paulista Luiza Altmann, com o quarto lugar e 291 tacadas. Luiza é nossa melhor golfista no ranking mundial amador.
*Diário Gaúcho