Jogando em campo neutro na noite desta quarta-feira, o Caxias empatou em 1 a 1 com o União Frederiquense pela segunda rodada do Gauchão. O time debutante na Série A Estadual tinha uma perda de mando de campo a cumprir ainda da Divisão de Acesso do ano passado, e por isso a partida foi realizada no Estádio João Marimon Júnior, em Panambi. Como ninguém se sentiu em casa, terminou tudo igual no placar.
O Caxias iniciou o confronto com intensidade, principalmente nas investidas do meia Paulinho, que ganhou a vaga de Lucas Dantas. Aos 11 minutos, o lateral-direito Bebeto se deu melhor em uma dividida, bateu de perna esquerda e Nícolas defendeu.
Aos 18, o goleiro do União não conseguiu evitar o gol grená. Paulinho fez grande jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e bateu cruzado. A bola bateu na defesa e sobrou para Charles, que chutou para o fundo da rede: 1 a 0.
O problema é que o Caxias não conseguiu sustentar a vantagem por muito tempo. Em uma falta frontal, aos 23, Ronaldinho Gramadense colocou a bola no ângulo de Thiago Rodrigues, que nada pôde fazer: 1 a 1.
Por pouco o placar não mudou antes do intervalo. Aos 32, o experiente centroavante Josiel, ex-Paraná, Flamengo e Juventude, pegou um rebote de Thiago Rodrigues, que praticou grande defesa em lance anterior, e chutou para fora, sem goleiro. Aos 45, foi a vez de Clayton bater por cima depois de uma jogada espetacular de Rafael Carioca pela esquerda.
No segundo tempo, o técnico Paulo Turra fez duas alterações por lesões nos primeiros minutos: Clayton e Baiano acusaram dores depois de sofrerem pancadas no jogo e Mailson e Léo entraram na equipe. As trocas não decidiram o placar, mas também não comprometeram.
Aos 21, o Caxias chegou perto da vitória pela segunda vez. Paulinho fez bom cruzamento, mas Patrick desviou de cabeça para fora. Mailson mostrou a velocidade habitual e sofreu muitas faltas, mas o gol não veio. Nem quando o atacante Marcos Paulo, revelação na conquista da Taça Piratini de 2012, reestreou com a camisa grená e fez algumas boas investidas.
No sábado, o Caxias volta a jogar fora de casa, dessa vez diante do Passo Fundo. A delegação grená deixa Panambi direto para Passo Fundo e deve treinar na cidade da partida na sexta-feira.