O torcedor gremista dormirá o sono dos justos nesta quarta-feira (8). A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari bateu o Sport por 2 a 0, na Arena, subiu para a quarta colocação do Campeonato Brasileiro e passa a noite no G4. Com a vitória, o Grêmio chegou aos 46 pontos na tabela, mesmo número do Corinthians, mas o clube gaúcho tem uma vitória a mais que o rival paulista. Para se manter na ponta, os tricolores têm que secar o Atlético-MG, atual sexto colocado, que entra em campo na quinta-feira (9), diante do Fluminense.
No sábado (11), o Tricolor gaúcho vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras. A equipe pernambucana recebe o Vitória, na Ilha do Retiro.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio teve a primeira iniciativa da partida. Aos cinco minutos de jogo, Fellipe Bastos arriscou de média distância, longe do alvo. O Sport respondeu aos sete. Neto Baiano cobrou falta da entrada da área e a bola explodiu no travessão. No minuto seguinte, Fellipe Bastos, também em bola parada, experimentou, mas não levou perigo. Fernandinho, aos 15, tentou de longe e mandou pela linha de fundo. Aos 22, Barcos soltou a pancada, perto do ângulo. Patric, aos 26, recebeu cruzamento de Augusto e cabeceou, para defesa de Tiago. No lance seguinte, Durval desviou de cabeça, ao lado do gol. O placar foi aberto três minutos depois. Alán Ruiz aproveitou sobra de jogada de Barcos e, de primeira, chutou, sem chances para Magrão. Aos 32, Fernandinho invadiu a área, deu toque sutil sobre o arqueiro pernambucano e a redonda passou na frente da goleira. Geromel, aos 34, emendou cruzamento de Fellipe Bastos e obrigou Magrão a fazer grande defesa.
SEGUNDO TEMPO
Com duas mudanças promovidas no intervalo do confronto, o Sport veio para cima do Grêmio no início da metade final do jogo. Aos três, Renê lançou e Ananias cabeceou com muito perigo. Aos sete, Barcos, sem ângulo, tentou a batida e Magrão encaixou. Aos nove, Dudu tentou bater escanteio direto no gol e surpreender o goleiro, mas a bola foi direto pela linha de fundo. Dois minutos depois, Diego Souza pegou rebote de Tiago e arriscou, mas pegou mal. Aos 25, o mesmo Diego Souza desperdiçou grande oportunidade. Ananias foi derrubado na entrada na área e, na cobrança, o meia do time pernambucano mandou na barreira. Aos 29, Dudu tratou de dar tranquilidade aos torcedores gremistas. Giuliano puxou contra-ataque fulminante e encontrou o camisa sete livre. Ele avançou, driblou Magrão e empurrou para o fundo das redes. Aos 39, Barcos soltou o sapato e o camisa um evitou o terceiro. Aos 43, Tiago brilhou em dois lances. Primeiro em conclusão de Patric, depois em bela tentativa de bicicleta de Felipe Azevedo. Aos 47, o goleiro gremisa foi decisivo mais uma vez. Diego Souza cabeceou e Tiago salvou a pátria tricolor.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 2x0 Sport
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Grêmio: Tiago; Pará, Rhodolfo (Bressan), Geromel e Zé Roberto; Fellipe Bastos, Ramiro, Alán Ruiz (Giuliano) e Fernandinho (Walace); Dudu e Barcos. Técnico: Felipão
Sport: Magrão; Patric, Durval, Henrique Mattos, Renê; Rithely, Wendel, Danilo (Mike), Augusto (Ananias) e Diego Souza; Neto Baiano (Felipe Azevedo). Técnico: Eduardo Baptista
Cartões amarelos: Geromel (GRE), Giuliano (GRE), Walace (GRE); Wendel (SPT)
Gols: Alán Ruiz, aos 29 minutos do primeiro tempo, Dudu, aos 30 minutos do segundo tempo
Público: 13.327
Dudu amplia para o Grêmio; ouça o gol
Alán Ruiz abre o placar na Arena; ouça o gol