Visando fugir do verão no Catar, a Fifa se reuniu nesta segunda-feira (8), em sua sede na Suíça, para sugerir duas datas alternativas para a Copa no Catar em 2022. Janeiro / Fevereiro ou Novembro / Dezembro seriam as opções.
Tradicionalmente, a competição ocorre entre os meses de junho e julho, porém, no Catar, essa é a época de verão, onde as temperaturas chegam facilmente aos 50°c e a entidade máxima do futebol já se mostrou irredutível, mesmo com as explicações do comitê organizador local, que garantiu estádios com ar-condicionado para amenizar o calor.
A mudança de data pode afetar o calendário de futebol em 2018 e 2024, já que diversos campeonatos precisariam de uma temporada de antecedência para se organizar com férias e pré-temporadas.
Não é só o período de descanso e preparatório que seria afetado. A Liga dos Campeões também passaria por alterações, já que sua fase de grupos seria afetada diretamente em 2021.
Em novembro deste ano, um outra reunião já está marcada para apresentação de dados técnicos e projetos visando as possíveis alterações de calendário e o que isso acarretaria no futebol mundial. Em fevereiro de 2015, uma terceira reunião será agendada para a definição das datas da Copa do Mundo de 2022 no Catar.