Um mês após o fim da Copa do Mundo no Brasil, a Rádio Gaúcha reúne depoimentos de repórteres que acompanharam o mundial nas 12 cidades-sede. Veja abaixo relatos sobre Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
Rio de Janeiro
A Copa na Cidade Maravilhosa só não foi perfeita pelo fato de o Brasil não ter tido a oportunidade de jogar no Maracanã. O repórter Sérgio Guimarães fala sobre o que deu certo na capital carioca, que agora se prepara para receber os jogos olímpicos.
São Paulo
A maior cidade da América Latina recebeu a Copa como uma grande metrópole. Com seu ritmo acelerado e dinâmico, jamais parou em virtude do Mundial, mas em dias de jogos era perceptível o envolvimento de todos. André Silva é quem fala de São Paulo, a cidade que foi palco da abertura do Mundial.
Belo Horizonte
A capital de Minas ficará marcada pela tragédia do Brasil na Copa. O repórter Filipe Gamba relembra a derrota histórica por 7 a 1 diante da Alemanha e a decepção dos brasileiros. Não faltou emoção em Belo Horizonte.
Porto Alegre
A capital gaúcha teve jogos espetaculares e uma invasão estrangeira. Rodrigo Oliveira fala sobre a qualidade das partidas e a confraternização entre milhares de pessoas de diversos países. Um "conto de fadas", segundo o repórter.
Brasília
Leonardo Acosta lembra que Brasília recebeu, entre outros países, Colômbia a Argentina, que fizeram a festa com vitórias e boas atuações. Mas também recebeu o jogo que os brasileiros não queriam: a decisão de terceiro lugar com a presença do Brasil e ficou com a imagem do último vexame da seleção na Copa.
Cuiabá
Cuiabá vivenciou duas "invasões" de torcidas sul-americanas e surpreendeu positivamente. Leonardo Acosta afirma que, após a Copa, tornar um grande estádio rentável em uma cidade que não tem clube de expressão será o maior desafio da Capital do Mato Grosso.
Curitiba
Para o repórter Rodrigo Oliveira, os curitibanos conseguiram transformar a Copa em uma festa, mesmo sem seleções de peso e com tantos problemas na organização. Curitiba deu azar na Copa do Mundo.
Fortaleza
Com a maior Fan Fest do Brasil, Fortaleza deixa lição após a Copa. Rafael Colling conta como foi o Mundial na capital do Ceará: "Levo a alegria e a humildade do povo cearense".
Manaus
Para o repórter Felipe Nabinger, se o calor atrapalhou jogadores dentro de campo, fora dele, o calor humano do povo de Manaus encantou turistas que acompanharam os quatro jogos realizados na Arena Amazônia.
Natal
Chuva e deslizamentos mostraram ao mundo os problemas de Natal. Eduardo Matos fala sobre as dificuldades enfrentadas pela capital do Rio Grande do Norte durante a Copa do Mundo.
Capital de Pernambuco viu grandes jogos e a contagiante Costa Rica na Copa do Mundo. Para Felipe Daroit, cidade turísitica estava preparada para o Mundial.
Salvador
Capital das goleadas, Salvador mostrou na Copa que sabe fazer grandes eventos. Para Filipe Gamba, a capital baiana sediou, talvez, os melhores jogos do Mundial.