O placar engana. O torcedor do Grêmio que não acompanhou a partida e ficou sabendo apenas do resultado do jogo, não imagina que seu time fez frente ao líder Cruzeiro e, em alguns momentos do confronto, esteve mais próximo do gol que a equipe mineira. A derrota de 1 a 0, na noite desta quinta-feira (21), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, teve origem em uma roubada de bola de Dedé, no campo de defesa. O zagueiro avançou e cruzou para o baixinho Dagoberto, que, livre de marcação, testou no ângulo de Marcelo Grohe.
Com o resultado, Cruzeiro permanece na primeira colocação do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos, cinco a mais que o vice-líder Internacional. O Grêmio é décimo colocado, com 22, em 16 rodadas disputadas.
PRIMEIRO TEMPO
O líder Cruzeiro fez valer o seu mando de campo e tomou a iniciativa no jogo. Aos 6 minutos, o lateral Egídio avançou com liberdade e cruzou na cabeça de Júlio Baptista, que testou para defesa de Marcelo Grohe. Aos 11, Henrique arriscou de longe e o goleiro gremista não teve dificuldades para segurar. Três minutos depois, Everton Ribeiro pegou rebote de fora da área e emendou direto para a linha de fundo. Aos 19, o Grêmio esboçou uma reação, mas acabou pecando no acabamento. Fellipe Bastos puxou contra-ataque, mas tanto Ronan quanto Dudu estavam impedidos. Aos 24, Dudu, em jogada individual, deixou Henrique, Egídio e Léo para trás e bateu cruzado para grande intervenção de Fábio. Aos 31, Dudu dominou e, de peito de pé, concluiu forte no ângulo, obrigando o camisa 1 cruzeirense a trabalhar novamente. Aos 37 minutos, Éverton Ribeiro tabelou com Ricardo Goulart e mandou no canto direito de canhota. Grohe caiu e encaixou com tranquilidade.
SEGUNDO TEMPO
O Cruzeiro teve a primeira oportunidade da etapa complementar. Logo aos 2 minutos, Henrique arriscou da intermediária e a bola tirou tinta da trave. Aos 6, o Grêmio respondeu. Edinho aproveitou sobra de jogada de Zé Roberto e mandou de bico sobre o gol. Aos 9 minutos, Fellipe Bastos rolou e Ramiro soltou a pancada, para nova intervenção de Fábio. Dedé, aos 13, experimentou de longa distância, sem riscos para a defesa gremista. Aos 21, Nilton bateu e Grohe espalmou para frente. Aos 27, Fernandinho disparou sem direção. Quatro minutos depois, Luan, em velocidade, passou por Dedé e Léo e o goleiro do time mineiro novamente estava bem posicionado. Aos 35, os donos da casa balançaram as redes, mas o lance foi anulado. A arbitragem assinalou falta de ataque. Aos 40 minutos, Dedé roubou a bola no campo de defesa, avançou com liberdade e cruzou na cabeça de Dagoberto, que subiu mais alto que a zaga e cabeceou no ângulo para marcar o único gol do duelo.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 1 x 0 Grêmio
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva (Nilton), Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Alisson); Júlio Baptista (Dagoberto). Técnico: Marcelo Oliveira
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Fellipe Bastos (Alan Ruiz), Ramiro, Riveros (Edinho), Luan e Dudu; Ronan (Fernandinho). Técnico: Felipão
Cartões amarelos: Edinho (GRE), Dudu (GRE), Zé Roberto (GRE); Lucas Silva (CRU), Henrique (CRU), Nilton (CRU), Dedé (CRU)
Gols: Dagoberto, aos 40 minutos do segundo tempo
Público total: 34.335 torcedores
Dagoberto marca para o Cruzeiro; ouça o gol