Caiu
Não chegou ao final da Copa o bigode do centroavante Fred. Aquilo que era uma marca do centroavante e até seria um motivo para uma comemoração de gol ficou pelo caminho. Ele apareceu de cara limpa no treino de terça-feira, como que esperando que o novo visual traga a multiplicação do único golzinho, marcado contra Camarões.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Ligada
A visita da psicóloga Regina Brandão à Granja Comary gerou alguma controvérsia. Embora chamada em função da instabilidade emocional do time, ela negou, dizendo que sua presença em Teresópolis estava programada desde o início da preparação. Não bastasse isto, o volante Fernandinho foi bem claro quando disse: “Fizemos trabalhos com psicólogo antes da Copa, foram boas conversas e agora não é mais hora de trabalhar esta parte emocional. O que importa agora é nós chegarmos dentro do campo e mostrarmos porque estamos aqui”. Independente de divergências, Regina conversou com o grupo no início da tarde de terça-feira, garantindo que o trabalho foi produtivo e – otimista – que haverá um novo encontro na semana que vem. Também contou que quando está longe, se comunica com os jogadores individualmente através de telefonemas, e-mail ou WhatsApp.
Bike
A imagem mais importante da Seleção Brasileira na terça-feira foi a de Neymar descendo o morro do alojamento até o vestiário da Granja Comary pedalando. Além do exercício, o jogador também acabou fazendo um comercial para um patrocinador da Seleção que tem a pintura e seu logotipo na bicicleta. O médico José Luiz Runco disse que foi uma amostragem da recuperação do craque que está ainda fazendo trabalhos de fisioterapia na coca esquerda e no joelho direito.
Fraco
Daniel Alves está mal na lateral-direita da Seleção, mas, definitivamente, não serão os treinamentos que escalarão Maicon numa possível ideia de Felipão. O jogador da Roma pouco ou nada se destaca nos trabalhos técnico-táticos, com atuações não mais do que medianas. Não se empolga quem o defende como titular, algo que ficou mais uma vez nítido no jogo-treino dos reservas contra o time sub-20 do Fluminense.
Mateando
Os jornalistas alemães e os franceses chegaram definitivamente na Granja Comary para cobrirem a Seleção Brasileira, possível adversário de uma das duas equipes na fase semifinal da Copa. O repórter Matthias Frickel, da Deutsche Welle TV resolveu fazer uma matéria sobre o sentimento de pressão sobre os jogadores e sobre a imprensa do Brasil. Ao procurar opiniões, encontrou os jornalistas gaúchos tomando chimarrão. Sem nenhum receio ou constrangimento aceitou provar a bebida e disse que gostou. O mate acabou virando assunto para uma outra reportagem, desta vez descrevendo o hábito do mate, algo explicado com detalhes pelo jornalista Túlio Milman.
Resenha
A presença da psicóloga Regina Brandão em Teresópolis, a situação de Neymar e dos outros jogadores machucados, a logística e a programação brasileira após uma possível classificação na sexta-feira e ainda a briga com os chilenos e sua punição, foram assuntos que mais uma vez fizeram do assessor de imprensa Rodrigo Paiva atração na Granja Comary. Após a entrevista de Victor e Ramires na terça-feira, Rodrigo se submeteu a uma verdadeira coletiva falando sobre os mais diversos temas. Seu tempo de conversa com muitos repórteres superou o tempo de 40 minutos que os dois jogadores dispensaram aos jornalistas. Sobre a suspensão de um jogo, ele segue garantindo que haverá provas a seu favor, confirmando que houve apenas reação a uma agressão sofrida.
Empréstimo
O goleiro Victor contou com detalhes como foi que entregou um terço para Júlio César antes da decisão por pênaltis contra o Chile. O ex-gremista disse que não é comum levar o objeto para o campo, mas que no sábado agiu diferente. “Uso este terço para fazer as orações desde o ano passado, quando o Atlético foi campeão da América. Entreguei ao Júlio para que ele tivesse o mesmo sucesso. A ideia veio na hora”. Após a vitória, porém, Victor não deixou por menos. “Fui até ele (Júlio Cesar) e peguei o terço de volta. Este eu não dou para ninguém”.
Taça do Mundo – Campeões dos grupos da primeira fase. As oito seleções que foram primeiras colocadas nas suas chaves confirmaram nas oitavas-de-final e haverá representantes de todos os grupos na segunda fase do mundial.
Troféu Abacaxi – Seleções Africanas – Enquanto a CONCACAF coloca uma representante nas quartas-de-final, cada vez fica mais claro que os países da África podem ter futebol, mas não têm organização para atingirem as fases decisivas.