A exemplo do que já ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, São Paulo está sofrendo sua invasão de argentinos, ávidos por apoiar sua seleção no confronto desta terça-feira (1º), pelas oitavas de final da Copa do Mundo, contra a Suíça.
Para evitar problemas, como os registrados no Rio de Janeiro, onde muitos torcedores acamparam na praia e ocuparam parte das ruas e avenidas da orla carioca com seus veículos, a prefeitura de São Paulo disponibilizou duas grandes áreas para os turistas argentinos que estão na cidade com veículos próprios: o Sambódromo do Anhembi e o Autódromo de Interlagos, que são administrados pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
No Sambódromo, o espaço cedido aos argentinos é a Arena Anhembi, a mesma usada para shows e para a concentração das escolas de samba no durante o Carnaval. A área possui 23 mil m², 35 sanitários individuais e sistema de água. Também foram instalados no local, quatro chuveiros com água quente provisórios. Fazem a segurança do local 20 seguranças particulares, quatro bombeiros civis e três viaturas da Guarda Civil Metropolitana, além de uma ambulância.
Já no Autódromo de Interlagos, palco do Grande Prêmio Brasil de Fórmula-1, os torcedores portenhos dividem os 10 sanitários e seis chuveiros quentes e são acompanhados por 14 seguranças privados, dois bombeiros civis e duas viaturas da Guarda Civil Metropolitana. Há, ainda, uma unidade do Samu, com duas ambulâncias.
Em ambos os locais, foram colocadas faixas com os dizeres “Bienvenidos, hermanos". De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, o objetivo é tentar dar um mínimo de conforto e receber bem os visitantes.
“Chamamos para uma grande festa em nossa casa e agora temos de receber bem os convidados. Destacamos parte da infraestrutura de nossos equipamentos para atender esses visitantes que estão viajando o Brasil e não se hospedam em hotéis. Estamos procurando recebê-los da melhor forma, em um lugar seguro e dentro do que é possível".
Argentina e Suíça se enfrentam nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo, a partir das 13h. O vencedor enfrentará nas quartas de final, quem passar do duelo entre Bélgica x Estados Unidos e o ganhador deste duelo jogará uma das semifinais, na capital paulista, no dia 9 de julho.