O ingresso de argentinos no Brasil pelo Rio Grande do Sul começou a aumentar depois que a seleção do país vizinho se classificou para a final da Copa do Mundo, no próximo domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Desde ontem, foram mais de 3,7 mil argentinos entrando somente por Uruguaiana, na Fronteira Oeste.
O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (11), pela Polícia Federal (PF). Somente hoje, foram 2,4 mil turistas ingressando no Brasil pela cidade gaúcha. Somando os outros seis pontos de fronteira do Estado, chega a 4,8 mil o número de argentinos que entraram no País.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que, desde quarta-feira à noite, cerca de 1,5 mil veículos da Argentina cruzaram a fronteira em Uruguaiana. Pelo menos 150 ônibus são aguardados.
Tanto PRF, quanto PF dizem que a maioria dos torcedores segue para o Rio de Janeiro e não tem ingressos. Mas muitos não descartam ficar em Porto Alegre ou Curitiba para assistir ao jogo na Fan Fest da Fifa.
O inspetor Alessandro Castro, da PRF, lembra que depois de horas viajando dentro da Argentina, os motoristas ainda vão levar mais de um dia e meio de Uruguaiana até o Rio de Janeiro. Por isso, os policiais rodoviários estão com atenção redobrada na BR-290 e BR-101.
Filas em Uruguaiana
Assim como no jogo da seleção argentina no Beira-Rio, dia 25 de junho, Uruguaiana continua tendo o maior movimento de ingresso de torcedores no Brasil pelo Rio Grande do Sul. Na manhã desta sexta-feira (11), há fila de pessoas do lado de fora do prédio da aduana. Também é grande a fila de carros e o estacionamento está lotado.
Barra bravas
Nesta sexta-feira, dois torcedores com histórico de violência em estádios foram impedidos de entrar no Brasil pelo Rio Grande do Sul, nas cidades de Uruguaiana e Santana do Livramento. Desde o começo da Copa, 31 barra bravas foram barrados no Estado.