A recuperação do pavimento da RS-118 em Viamão, danificado pela chuva, tem previsão de início no começo da semana que vem. O trecho fica entre a RS-040 e o acesso ao hotel Vila Ventura. São 3,5 quilômetros que foram pavimentados para o trânsito da seleção do Equador durante a Copa do Mundo. A obra foi entregue em 4 de junho. No entanto, duas semanas depois, os primeiros buracos começaram a aparecer. O problema foi agravado com as chuvas no início de julho.
O projeto completo de pavimentação da RS-118 soma 18 quilômetros, ligando Viamão ao Lami, em Porto Alegre. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a empresa que realiza a obra também é a responsável por monitorar eventuais danos e consertá-los. A previsão é que a recuperação ocorra na semana que vem.
O conserto é paliativo. Segundo fonte da empresa Coesul, os buracos são causados pela falta de canais de drenagem no trecho. A construção de canaletas laterais à RS-118 depende da desapropriação de áreas particulares e o recuo de muros.
A RS-118 em Viamão tem 86 moradias que precisam ser desapropriadas. Conforme o Daer, doze proprietários foram indenizados até agora. No entanto, algumas desapropriações estão sendo questionadas na Justiça, o que impede o avanço de parte das obras.