O ginásio poliesportivo será erguido em uma área de 2.500m², em uma área do bairro Zatt, em Bento Gonçalves. Quando o local ficar pronto, poderão ser desenvolvidas atividades olímpicas, paraolímpicas e também não olímpicas.
Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, o processo de inscrição do município para o projeto do governo federal foi iniciado em 2013. O termo de compromisso com a Caixa Econômica Federal foi assinado nesta terça-feira (16). De acordo com Sperotto, Bento foi selecionada, entre outras razões, por ser centro de treinamento das Olimpíadas 2016.
O secretário explica o objetivo do projeto: "O prefeito [Guilherme] Pasin quando pediu para a nossa secretaria inscrever esse projeto, primeiramente ele queria que se esoclhesse uma área de vulnerabilidade social e também um bairro do nosso município que não possuía ginásio ou área de lazer e recreação, para crianças, adolescentes, jovens e adultos usufruirem", relata.
O espaço vai contar com academia, arquibancadas, área administrativa, sala de professores, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito e sanitário público. Esportes como futsal, vôlei, basquete, tênis de mesa e judô vão poder ser praticados no local. O espaço também vai atender às normas de acessibilidade.
A prefeitura de Bento deve contratar na próxima semana uma empresa para realizar a sondagem do terreno, que deve durar um mês. Após realizado esse primeiro trabalho, a expectativa é que a licitação para a construção do centro seja aberta ainda nos próximos meses. A empresa que vencer a licitação deve entregar o complexo esportivo no prazo de seis meses a um ano.
Os recursos disponibilizados para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte giram em torno de R$ 3.120.224,31.