Após quatro partidas da fase de grupos e um confronto pelas oitavas de final, o Beira-Rio se despede da Copa do Mundo. Pelo estádio do Internacional estiveram franceses, hondurenhos, australianos, holandeses, sul-coreanos, argelinos, nigerianos, argentinos, alemães e torcedores de outros países. Até o final desta segunda-feira (30), Porto Alegre mantinha a maior média de gols entre as 12 cidades-sede. Confira 15 fatos que marcaram a passagem da Copa do Mundo por Porto Alegre.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
1 - FALHA NA EXECUÇÃO DOS HINOS DE FRANÇA E HONDURAS
Na primeira partida realizada no Beira-Rio, os hinos nacionais das duas equipes não foram executados. Os jogadores ficaram perfilados à espera do procedimento que precede o início do jogo, mas já no momento de entrada a música oficial apresentou problemas. A Fifa alegou um imprevisto no sistema de som do estádio.
2 - HOLANDA PINTA PORTO ALEGRE DE LARANJA
Alegres e comunicativos, os holandeses vieram em peso para Porto Alegre. No dia da partida contra a Austrália, mais de cinco mil torcedores se concentraram em frente ao Mercado Público e de lá foram caminhando até o palco da partida. Alguns usavam trajes típicos e fantasias. A animação contagiou a todos que passavam pelas imediações do Centro.
3 - VAN PERSIE POSTA FOTO DE TORCIDA HOLANDESA EM PORTO ALEGRE
O atacante da seleção holandesa Robin Van Persie publicou em seu perfil no twitter uma imagem da torcida holandesa colorindo o Centro de Porto Alegre de laranja antes da vitória contra a Austrália. Na postagem, o craque escreveu: "amo esta foto".
4 - BANDA HOLANDESA TOCA BEATLES
A banda holandesa Factor 12 animou milhares de porto-alegrenses na noite que sucedeu a vitória sobre os australianos. Concentrados nas ruas Lima e Silva e República e equipados com instrumentos de sopro e de percussão, os músicos tocaram hits como Hey Jude, dos Beatles.
5 - EQUADOR EM VIAMÃO
Única equipe que escolheu o Rio Grande do Sul como local de treinamento e hospedagem, a seleção equatoriana se acomodou no Vila Ventura Hotel, em Viamão. Estima-se que 10 mil pessoas tenham participado da recepção da equipe. O Equador ficou com o terceiro lugar do grupo e foi eliminado na primeira fase do torneio.
6 - ARGENTINOS INVADEM CAPITAL GAÚCHA
Uma legião de hermanos tomou conta da cidade antes da partida entre Argentina e Nigéria. Os torcedores ficaram espalhados nos mais diferentes lugares. Houve registro de 450 que passaram a noite no Aeroporto Salgado Filho. Cerca de 2,5 mil torcedores ficaram instalados no Acampamento Farroupilha. Outros, ficaram pelas imediações da Cidade Baixa. Alguns chegaram a vender xis, improvisado num carrinho de supermercado.
7 - AUMENTO DE VENDAS DO COMÉRCIO
O faturamento de bares e restaurantes durante os dias de Copa do Mundo superou as expectativas. Gerentes de estabelecimentos da Cidade Baixa são praticamente unânimes em afirmar que o fluxo de clientes foi muito acima do esperado. A Associação dos Comerciantes do local aponta um crescimento em torno de 50%.
8 - ARGÉLIA E COREIA DO SUL ROUBAM A CENA
Quem achou que o terceiro jogo da Copa do Mundo no Beira-Rio seria desinteressante pela qualidade técnica das duas seleções se enganou. O torcedor que compareceu ao estádio para assistir Coreia do Sul e Argélia teve a oportunidade ver uma chuva de gols. Os argelinos venceram os sul-coreanos pelo placar de 4 a 2, em uma partida eletrizante.
9 - CAMINHO DO GOL
O trajeto que une o Centro Histórico ao Estádio Beira-Rio foi um sucesso. Pautado pelo clima de festa, o Caminho do Gol teve tamanha aprovação que a Fifa poderá adotar em futuras Copas do Mundo.
10 - FAN FEST
A Fan Fest da Capital, evento gratuito organizado pela FIFA, tem registrado boa média de público em todos os dias de jogos. No domingo (29), nem a chuva, nem a lama impediram a entrada de 17 mil pessoas para acompanhar os shows de Acústicos e Valvulados e Armandinho.
11 - MESSI EM CAMPO E BARCOS NA ARQUIBANCADA
Diante da Nigéria, Messi foi Messi e marcou dois gols contra o adversário. Quatro vezes eleito melhor do mundo, o atacante foi o principal responsável pelo triunfo hermano. Chamou a atenção o olhar atento de um espectador ilustre: o centroavante Barcos, do Grêmio, estava nas arquibancadas do Estádio Beira-Rio, acompanhando a todos os lances do embate.
12 - SCHWEINSTEIGER VESTE A CAMISA DO GRÊMIO
Companheiros na época de Bayern de Munique, Zé Roberto e Schweinsteiger se encontraram em Porto Alegre. O alemão deixou o hotel em que a equipe se hospedou e deu uma volta com o ex-colega no dia que antecedeu o jogo contra a Argélia, pelas oitavas de final. Pelo instagram, o meia do tricolor brincou: "Nova contratação do Grêmio Bastian Schweinsteiger", em uma foto que o craque europeu aparece vestindo a camisa do clube gaúcho.
13 - MÉDIA DE GOLS
Quem foi ao estádio, não pode reclamar. O Beira-Rio encerrou sua participação na Copa do Mundo com as redes sendo balançadas 22 vezes em 5 partidas. Isso corresponde a uma média de 4,4 gols a cada jogo.
14 - REI E RAINHA DA HOLANDA ASSISTEM A PARTIDA NO ESTÁDIO BEIRA-RIO
Entre as milhares de pessoas que acompanharam Austrália e Holanda no Beira-Rio, estavam o rei e a rainha dos Países Baixos Willem-Alexander e Máxima Zorreguieta. O casal real assistiu ao segundo triunfo dos holandeses na Copa do Mundo direto das tribunas do estádio.
15 - SANDRO MEIRA RICCI APITA DOIS JOGOS NA CAPITAL
Único árbitro brasileiro presente na competição, Sandro Meira Ricci apitou dois jogos em Porto Alegre. Sua estreia foi na vitória da França sobre Honduras, no confronto em que houve a utilização da tecnologia eletrônica da linha do gol. O mineiro também esteve presente em Alemanha e Argélia, válido pelas oitavas de final.