A seleção dos Estados Unidos venceu Gana por 2 a 1, na Arena das Dunas, em Natal, pelo Grupo G. O atacante e capitão Dempsey abriu o marcador muito cedo, aos 28 segundos, com o gol mais rápido da Copa do Mundo. Os norte-americanos pressionaram a saída de jogo ganesa e retomaram a bola com Beckerman, que deixou a bola para o capitão. Do canto esquerdo da área, ele passou pelo marcador e chutou cruzado, sem chance alguma para o goleiro Kwarasey.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Aos 37 minutos do segundo tempo, Asamoah Gyan fez um passe para Andre Ayew, que chutou e marcou. Quatro minutos depois, Brooks, que entrou ao longo do jogo, aproveitou o escanteio de Zusi, que também havia entrado, e cabeceou para as redes.
O técnico de Gana, James Apiah, disse que não esperava a derrota. Na entrevista coletiva de ontem, o capitão do time Asamoah Gyan, havia dito que os ganeses eram favoritos, que tinham um time melhor e teriam mais chance de vencer. Appiah destacou que Gana jogou bem, talvez melhor que os Estados Unidos, mas que infelizmente perdeu.
“Depois de 2006 e 2010, eles vieram um time muito forte, muito determinado. Na verdade, nós só não tivemos sorte”, disse Appiah.
Já o técnico Jurgen Klinsmann falou muito sobre o desempenho de Brooks durante a entrevista coletiva, elogiando muito o jogador, que entrou no lugar de Besler. Klinsmann também afirmou que tinham um pressentimento que o time venceria.
“Primeiro de tudo, parabéns ao time. Apesar de ser um jogo difícil, que nós esperávamos, jogamos melhor. Como eu disse para os jogadores depois do jogo, eu sabia que nós ganharíamos, mesmo depois do empate, que foi um belo gol de Gana, eu tinha a sensação que teríamos mais duas ou três oportunidades que viriam”, disse Klinsmann.
Quem assistiu ao jogo na tribuna de honra da Arena das Dunas foi o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Por esse motivo, o estádio recebeu um esquema de segurança ainda mais forte que o normal.
A seleção dos Estados Unidos pega a Alemanha, dia 21 de junho, em Fortaleza. Já Gana enfrenta Portugal, em Manaus, no dia 22.