A seleção dos Estados Unidos venceu Gana pelo placar de 2 a 1 na partida que encerrou o quinto dia de Copa do Mundo no Brasil. A partida, realizada nesta segunda-feira (16) na Arena das Dunas, em Natal, complementou a primeira rodada do grupo G, que teve antes a goleada da Alemanha sobre Portugal. Dempsey abriu o placar para os americanos com menos de um minuto de jogo. André Ayew no segundo tempo empatou e Brooks, já no final do confronto, garantiu a vitória e a segunda colocação na chave para os norte-americanos. No sábado (21), às 19h, Gana enfrenta a Alemanha, na Arena Castelão, em Fortaleza. No domingo (22), os Estados Unidos entram em campo, na Arena da Amazônia, em Manaus. A disputa, contra Portugal, ocorre às 19h.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
O JOGO
O gol de Dempsey, aos 28 segundos do primeiro tempo, parecia um prenúncio de mais uma goleada na Copa do Mundo. Mas não foi. Após o placar ser aberto com menos de um minuto na noite desta segunda-feira (16), na Arena das Dunas, o jogo deu uma esfriada. Aos 19 minutos, Dempsey acionou Bedoya, que lançou e a bola sobrou nos pés de Altidore. O atacante girou e finalizou em cima da defesa ganesa. Aos 29, Ayew fez jogada pela esquerda e passou para Atsu, que concluiu de primeira e a bola passou perto do gol. Aos 32, Asamoah Gyan cortou para o meio e chutou forte, obrigando o goleiro Howard a fazer boa defesa. No segundo tempo, a Gana continuou tentando investidas furtivas à area americana. Aos sete minutos, Atsu, de longe, bateu sobre a goleira. Aos 10, Muntari, de cabeça, levou perigo. Aos 12 minutos, Asamoah Gyan, também de cabeça, assustou. Aos 17, os Estados Unidos responderam com Jones. O meia tentou de fora da área e a bola foi para a linha de fundo. Aos 34, Johansson, em jogada individual, concluiu e Kwarasey fez a intervenção. Após muita insistência, a Gana chegou ao empate. Asamoah encontrou André Ayew livre e o meio-campista colocou o placar em igualdade. O gol não assustou os americanos. Aos 42, Brooks subiu entre os zagueiros e testou para o fundo do gol, conquistando a vitória dos norte-americanos.
FICHA TÉCNICA
Gana 1 X 2 Estados Unidos
Local: Arena das Dunas, em Natal
Gana: Kwarasey; Opare, John Boye, Mensah e Kwadwo Asamoah; Rabiu (Essien), Muntari e André Ayew; Jordan Ayew (Kevin Prince Boateng), Asamoah Gyan e Atsu (Adomah). Técnico: Kwesi Appiah
Estados Unidos: Howard; Beasley, Besler (Brooks), Cameron e Fabian Johnson; Jermaine Jones, Bradley, Bedoya (Graham Zusi) e Beckerman; Dempsey e Altidore (Johansson). Técnico: Klinsmann
Cartões amarelos: Rabiu (GAN), Muntari (GAN)
Gols: Dempsey, com um minuto do primeiro tempo; André Ayew, aos 37 minutos do segundo tempo, Brooks, aos 41 minutos do segundo tempo.
Confira as crônicas das partidas desta segunda-feira:
Com três gols de Müller, Alemanha goleia Portugal por 4 a 0
Irã e Nigéria ficam no 0 a 0 e torcida de Curitiba vaia jogadores
André Ayew empata para os ganeses; ouça o gol
Brooks faz o segundo para os americanos; ouça o gol
Dempsey abre o placar para os Estados Unidos; ouça o gol